Notícias

13h59

COTRIJUI APRESENTA OPORTUNIDADES DO AGRONEGÓCIO ÀS LIDERANÇAS DE SUA ÁREA DE AÇÃO

Atendendo convite da Direção da COTRIJUI, no 23 de maio de 2008, prefeitos e secretários de municípios da área de ação da cooperativa acompanharam exposição de oportunidades do agronegócio para a região noroeste do estado. Na pauta dois novos projetos: Projeto Leite integrado à CCGL e o Projeto Irrigação – Leite e Carne à Pasto. O encontro integrou a programação da 9ª EXPOFESA, de Santo Augusto e foi realizado na Estância de Rodeios Nercy Liberato daquele município.

Dirigindo-se às lideranças, o Presidente da COTRIJUI, Carlos Poletto afirmou, referindo-se ao reingresso da cooperativa na produção leiteira: “Temos um grande negócio nas mãos. A COTRIJUI vai estar ao lado dos municípios por muito tempo e no exercício pleno das suas atividades”. Antecipou que todos serão convidados da CCGL – Cooperativa Central Gaúcha Ltda, quando da entrada em funcionamento do primeiro módulo da indústria que a central está construindo em Cruz Alta.
Inicialmente Poletto disse quais as razões que levaram a COTRIJUI a sair provisoriamente do recebimento do leite, sem vender as linhas existentes ou receber qualquer contrapartida. Tão somente firmou um acordo de que por dois anos não receberia o produto. No entanto, a cooperativa não abriu mão de dar suporte e assistência técnica ao produtor associado durante este período. Passados os dois anos, e na condição de associada à CCGL, está apta a canalizar a produção de seus cooperados para a nova indústria que, em breve, terá sua capacidade aumentada para dois milhões de litros/dia e, no estágio final, deverá processar até quatro milhões de litros.
Disse saber da importância de prosseguir a aliança já tradicional entre a COTRIJUI e as prefeituras, para garantir a redução nos custos de produção com programas de inseminação via convênios, estradas vicinais em condições de trafegabilidade e, em contrapartida, ter a certeza do retorno garantido dos impostos, com o alcance social que tanto buscam as comunidades.

Em seguida apresentou o Projeto Irrigação – Leite e Carne à Pasto. Dizendo que um dos maiores empecilhos para assegurar produção contínua na pecuária de leite sempre foi a distribuição irregular de chuvas, falou da aproximação entre a COTRIJUI e a Secretaria de Estado da Irrigação e Usos Múltiplos da Água. As tratativas prosperaram e, fruto da ação conjunta, já são trezentas famílias associadas à COTRIJUI interessadas em participar do projeto. Conforme a proposta, a irrigação para suporte à bacia leiteira vai abranger pequenas propriedades, desde três até quinze hectares. Os custos dos reservatórios serão custeados entre o Estado (40%), o Município (40%) e o produtor (20%).
Como não se trata de um pivô central mas de um sistema de irrigação com exigência de água bem menor, os licenciamentos serão oportunizados pelos municípios ou através da EMATER. Segundo Poletto, numa fase posterior, a cooperativa pretende fazer chegar o Projeto de Irrigação – Leite e Carne à Pasto a mil famílias.

O agrônomo Mário Jung, Gerente Agrotécnico da COTRIJUI afirmou que a irrigação mantém a qualidade dos pastos, estabiliza a produção com menor custo além de proporcionar maior produtividade por área. O custo total – disse ele – reduz e a produção aumenta bastante.

Ao final, falaram os prefeitos Carlos Andrighetto (Santo Augusto), Valdir Heck (Ijuí), Henrique Porto, vice-prefeito de Manoel Viana e Jânio Andreatta (Jóia). Todos disseram da importância que é COTRIJUI, ainda mais quando se apresenta com projetos inovadores, de vanguarda e que vão assegurar a melhora da qualidade de vida da população.

Após visitas aos estandes da EXPOFESA, os prefeitos e demais lideranças foram recepcionados pela COTRIJUI com um jantar à base de produtos da cooperativa.

Compartilhe

COTRIJUI APRESENTA OPORTUNIDADES DO AGRONEGÓCIO ÀS LIDERANÇAS DE SUA ÁREA DE AÇÃO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil