Notícias

09h46

COTRIJUI ALERTA PRODUTOR PARA CUIDADOS COM O SOL

O sol é necessário para a saúde do corpo. Sua luz promove a síntese da vitamina D, que tem a função principal de colaborar na absorção de cálcio e fósforo. Porém, a exposição excessiva aos raios solares pode causar graves danos à pele, sendo estes cumulativos. A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo a função principal de proteção.

A população do sul do país sofre ainda mais. Há um buraco na camada de ozônio, a qual é responsável por filtrar raios solares nocivos à saúde. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Santa Catarina, Nilton Nasser, dos 100 mil novos casos de câncer de pele que devem surgir no Brasil, 75% vão ocorrer nos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo dados do ministério da saúde, a incidência de câncer de pele é maior na região sul, sendo o câncer de pele não melanômico o mais incidente em toda a população brasileira.

O exposição ao sol pode causar queimaduras, sardas, rugas, manchas, perda de elasticidade, envelhecimento da pele, vitiligo, lúpus eritematoso e, em casos graves, câncer. Os olhos também podem ser afetados, sendo uma das doenças mais comuns a catarata.

Independentemente da idade ou cor, todos necessitam se proteger do sol. O cuidado deve ser redobrado para quem tem pele branca, olhos claros, cabelos vermelhos ou loiros, sardas, albinismo e herpes simples.

A atividade agrícola muitas vezes é desenvolvida com o trabalhador exposto ao sol. É necessário que o trabalhador utilize roupas apropriadas (calça, camisa manga longa, chapéu de abas largas e óculos escuros).

Deve-se adquirir o hábito de usar protetor solar antes de se expor ao sol. Este deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição, com um fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 15. Na escolha do protetor solar, opte pelo que bloqueie tanto UVA quanto UVB. Quanto maior o FPS, mais protegido a pessoa está. Reaplique a cada duas horas. Lembre-se que o sol emite radiações mais fortes entre as 10 horas da manhã e 16 horas da tarde, não sendo aconselhado o trabalho ao ar livre neste período.

Fonte: Estimativa 2005: Incidência de Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA (Adaptado)
Disponível em: Biblioteca Virtual em Saúde

Foto e Release: Enfermeiro da Cotrijui, Dieison Calgaro

Compartilhe

COTRIJUI ALERTA PRODUTOR PARA CUIDADOS COM O SOL
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil