Notícias

17h01

SITUAÇÃO DAS LAVOURAS DE MILHO E SOJA NA ÁREA DA COTRIJUI

Depois da chuva da semana passada que foi abrangente, o Departamento Agrotécnico da Cotrijui fez avaliação das lavouras de verão. Segundo o Coordenador do setor, Engenheiro Agrônomo, Alberto Rossetto, no que concerne ao milho, a cultura sofreu algum stress decorrente da falta de umidade por algumas semanas. Entretanto com a volta das precipitações o quadro melhorou. Ainda não é possível avaliar se haverá perdas e em que índices. A mesma fonte mantém a projeção de uma produtividade média entre 100 e 130 sacas para toda a região, onde o grão é plantado pelos associados da Cotrijui.

No que se refere a soja o cenário é excelente, com a lavoura em amplo desenvolvimento. Inclusive se for mantido o quadro atual de chuva e calor, a média no mínima será de 50 sacas por hectare. Alguns mais otimistas acreditam que esse volume poderá ser ainda maior. De outra parte, o Agrônomo Alberto Rossetto ressalta que nas propriedades em que os agricultores usaram a semente Intacta RR-2, não houve nenhum problema com pragas, reforçando o que preconizavam os técnicos e agrônomos da Cooperativa.

Os produtores que seguiram as orientações estão verificando os efeitos práticos (positivos), da Intacta RR-2.  Já aqueles que cultivaram a variedade RR-1, na maioria dos casos tiveram que efetuar aplicação de inseticida em duas oportunidades, o que reflete no custo final, reduzindo a rentabilidade.

Compartilhe

SITUAÇÃO DAS LAVOURAS DE MILHO E SOJA NA ÁREA DA COTRIJUI
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil