Dando continuidade ao plano de saneamento financeiro e revitalização da Cooperativa, o Conselho de Administração da Cotrijui aprovou a criação de um Fundo de Reserva. Esse mecanismo estabelece, a partir de 1º de Janeiro de 2014, que, do valor líquido do lucro de cada unidade, 30% será destinado ao pagamento da Conta Corrente dos associados.
A medida, que irá ocorrer paralelamente a outras ações da direção, como a busca de financiamentos, objetiva ampliar a plataforma de apoio aos produtores rurais que tem haveres oriundos da gestão anterior (2012). Segundo o Presidente, Vanderlei Fragoso, esta é mais uma forma de deixar claro ao associado que todas as iniciativas possíveis, gradativamente, vem sendo implementadas para recuperar a Cooperativa e, ao mesmo tempo, pagar valores devidos aos produtores que são os verdadeiros donos da Cotrijui.
O Dirigente adiantou que, no próximo ano, com os ajustes efetuados em 2013 na Folha de Pagamento, a Cooperativa irá economizar de 15 a 20 milhões de reais, sem haver qualquer alteração na qualidade do trabalho nos diversos setores.