Notícias

17h52

COTRIJUI APRESENTA SISTEMA DE IRRIGAÇÃO DURANTE O CAMPO TECNOLÓGICO 2008

A COTRIJUI apresentou no último dia 19 de março, no Campo Tecnológico, as principais novidades em culturas e tecnologias para o verão. Estiveram à mostra lavouras implantadas com novas variedades de milho, soja e girassol, manejo de pragas e doenças, rotação de culturas, além de forrageiras de verão e perenes. Também pode ser conferido o Projeto de Agricultura de Resultados COTRIJUI (PAR).
Outro destaque do evento, também foi a apresentação do Sistema de Irrigação para Pequenas Áreas, resultado de um projeto de enfrentamento de estiagens, que teve origem na assinatura de um convênio entre a Cooperativa e o Governo do Estado, através da Secretaria Especial de Irrigação.
A COTRIJUI optou por incentivar um sistema de irrigação apropriado para pastagens usadas na pecuária de leite, principalmente devido a demanda gerada pelas novas indústrias que estão se instalando na região, em especial a da CCGL, em Cruz Alta, da qual a COTRIJUI é associada, e que irá beneficiar 1 milhão de litros de leite por dia em sua primeira fase, cuja previsão de início é para julho deste ano.
Foram apresentados dois sistemas aos associados: um fixo que usa menos mão-de-obra e outro móvel, que exige maior trabalho para transporte, mas que abrange uma área maior, barateando os custos de implantação do sistema. O modelo apresentado permite irrigar cerca de 1,8 hectares.
Através de uma área demonstrativa do sistema, a Cooperativa conseguiu dobrar a produção de forrageiras e consequentemente a produtividade dos animais. Os estudos realizados permitem acreditar que o sistema é viável, já que houve uma diferença de custo da tonelada de massa seca de R$ 94,00 para o sequeiro e R$ 62,00 para a irrigada.
O sistema adapta-se principalmente para pastagens perenes, como o Tyfton, mas também para as anuais, como o milheto e o sorgo, e pode ainda ser usado em áreas destinadas ao milho, podendo dobrar a produção de silagem de qualidade.
O Gerente Agrotécnico da COTRIJUI, Mário Jung, explica que "o sistema baixa o custo de produção de leite e ainda garante maiores resultados de produtividade". Agentes financeiros estiveram presentes durante o Campo Tecnológico para conhecer o sistema e viabilizar linhas de crédito. Um grande número de produtores rurais também demonstraram interesse no sistema.
Através do convênio firmado com a Cooperativa, o governo do Estado se comprometeu a agilizar os licenciamentos ambientais para captação de água, uma vez que se trata de irrigação de pequenas áreas, com volumes pequenos de água, o que a diferencia de um pivô central, que irriga grandes áreas e necessita de estudos de impacto ambienta. Além do aproveitamento da água de açudes, os produtores têm outras formas de acumular água das chuvas, como as cisternas que aproveitam água dos telhados dos galpões, sem agredir o ambiente.

SISTEMA DE IRRIGACAO EM MALHA




Irrigação: Sistema que disponibiliza água as plantas de forma controlada e uniforme visando atingir o máximo de produtividade

Vantagens e benefícios:
- Manutenção na qualidade da forragem em períodos críticos
- Estabilidade de produção
- Menor custo de produção
- Aumento da proteína e demais sólidos do leite
- Menor incidência de distúrbios metabólicos
- Possibilita a aplicação de nutrientes de forma adequada
- Possibilita aumentar o período de utilização
- Maior produtividade por área e com maior qualidade

Segundo alguns dados de pesquisas realizadas sob o sistema de pastagem de Tyfton 85 irrigado, o sistema ainda aumenta a produção de folhas verdes, aumenta a relação folha-caule, apresenta maior teor de proteína na planta inteira e menor porcentagem de FDA.

Compartilhe

COTRIJUI APRESENTA SISTEMA DE IRRIGAÇÃO DURANTE O CAMPO TECNOLÓGICO 2008
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil