Além dos negócios, cujo faturamento anual pode chegar a 1 bilhão de reais, a Cotrijuí também promove intervenções pontuais nas comunidades. Um dos exemplos em que a presença da Cooperativa tem reflexos diretos envolve os valores que são injetados na economia, fruto dos salários dos funcionários.
Dados divulgados pelo Departamento de Recursos Humanos, indicam que a Cotrijui conta atualmente com 2 mil 163 funcionários, número que envolve todas as empresas afiliadas ao complexo. O pagamento de salários representa em números redondos cerca de 2 milhões e meio de reais mensais. No somatório do ano, décimo terceiro e outros benefícios, apenas com salários a Cotrijuí adiciona no PIB da região aproximadamente 30 milhões de reais. Entretanto, se for levado em conta serviços prestados por terceiros, esse volume tem efeito ainda mais amplo.
Outro detalhe importante, é que apesar das dificuldades que são de conhecimento público, a atual Direção da Cooperativa adota medidas que permitem dar prioridade ao pagamento dos funcionários. Tanto que sempre que possível, a empresa está depositando os proventos dos colaboradores no último dia do mês, prática pouco comum no Cenário privado brasileiro, a exceção de empresas públicas.