Notícias

08h50

TECNICA PARA EVITAR PERDAS NA LAVOURA DE TRIGO

O Departamento Agrotécnico da Cotrijui emitiu boletim sobre a performance da lavoura de inverno. No que concerne ao trigo, 1% está em granação, 3% florescimento, 30% no ciclo do emborrachamento e 66% no estado vegetativo. As chuvas em exagero e geadas registradas no Paraná onde a colheita já iniciou, determinaram as primeiras perdas, devendo refletir no aumento ou no mínimo a manutenção dos preços atuais no Rio Grande do Sul.

Entretanto também deve haver cuidado permanente dos produtores da região, especialmente pela chuva em excesso (entre 120 e 150 milímetros) e com os indicativos da meteorologia de que estão previstas geadas fortes para amanhã, quarta e até mesmo na quinta-feira. Diante do quadro que se avizinha, hoje é imperioso que os associados da Cotrijui procurem com urgência o Departamento Agrotécnico visando o repasse de orientações básicas no tocante a medidas preventivas. Segundo fontes do setor, uma das poucas alternativas envolve mediante prescrição de Engenheiro Agrônomo ou técnico agrícola, a aplicação em medida correta de cloreto de potássio.

Esse procedimento determina que o ponto congelante da planta (trigo) ocorra com temperatura bem mais baixa. Na prática isso de alguma forma protege parcialmente o trigo que cria maior resistência à geada e temperaturas muito baixas como as que estão previstas. Ressalte-se que essa técnica reduz, mas não evita algum tipo de perda, mesmo que sejam menores.

Compartilhe

TECNICA PARA EVITAR PERDAS NA LAVOURA DE TRIGO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil