A Cotrijui presta toda a assistência possível para centenas de cooperados que fornecem a matéria prima (suínos) para atender a crescente demanda do Frigorífico da Cooperativa que abate diariamente entre 1.400 e 1.500 animais. Para garantir excelente rentabilidade, a média de animais em cada propriedade na área de ação da Cotrijui envolve 930 suínos.
Segundo o Médico Veterinário Tiago Locatélli - os animais passam por um rígido controle de sanidade, na medida que além do mercado brasileiro, mais de 30 por cento do que é manufaturado destina-se a exportação para diversos Países. Farelo a base de soja, milho e arroz, são os produtos que os cooperados utilizam em maior escala na alimentação dos suínos. Mais de 70 por cento dos animais abatidos no Frigorifico da Cotrijui são oriundos de associados, com os 30 por cento restantes sendo adquiridos de terceiros.
A projeção é de que gradativamente o volume de suínos entre os associados seja superior até atingir a marca de atendimento da demanda exclusivamente por esse seleto grupo. Conforme já noticiamos, o Frigorifico da Cooperativa projeta para 2013 faturamento próximo aos 200 milhões de reais.
Este é um setor que agrega renda, na medida que envolve a cadeia produtiva em todas as suas instâncias, refletindo em mais receita ao produtor, para a empresa, gera um volume considerável de empregos, além de promover o retorno de valores interessantes para os municípios que participam direta e indiretamente da atividade, levando-se em conta ICMS e IPI.