O Gerente do Departamento Agrotécnico da Cotrijui, Alberto Rossetto, divulgou hoje, relatório sobre o comportamento das lavouras de inverno. Segundo ele, no caso do trigo, com 111 mil hectares cultivados, 15% vive o cenário de emborrachamento, 1% floração e 84% crescimento vegetativo. Já a aveia, com 13.600 hectares, apresenta 8% em granação, 36% floração e 56% com desenvolvimento vegetativo.
Neste momento, a situação fitosanitária das lavouras é tranquila, sem grandes riscos com doenças. Entretanto, é necessário cautela, diante da possibilidade de novas geadas. Ainda segundo a mesma fonte, a produtividade média projetada na atualidade fica entre 43 e 45 sacas de trigo por hectare.
O setor está otimista e o prognóstico é de uma safra de trigo na área da Cotrijui com um montante acima das 300 mil toneladas. A aveia tem expectativa de 41 sacas por hectare, o que equivale a 2460 quilos. Para 2014, os especialistas falam em aumento de área a ser plantada com trigo, refletindo em mais produção, além de novos investimentos em novas tecnologias.