Algumas das empresas afiliadas da Cotrijui, representam um valor considerável no orçamento geral da empresa. Números revelados no Informativo Cotrijui de ontem (04), são muito interessantes.
Segundo o Presidente Vanderlei Fragoso, o Frigorífico situado em São Luiz Gonzaga, projeta, para este ano, receita de mais de 200 milhões de reais. Destacou que a Indústria de Beneficiamento de Dom Pedrito soma cerca de 200 milhões. A Agroindústria, que transforma cereais, e as duas Fábricas de Ração agregam mais de 150 milhões.
Enquanto isso, o setor de varejo (supermercados) estima movimentação entre 150 e 160 milhões de reais. Na prática, são em números redondos, 700 milhões de reais. Ainda, segundo estudo técnico, em situação normal, deve apresentar lucro líquido acima de 28 milhões de reais por ano.
O cenário deve ser melhor, na medida em que o recebimento de grãos (trigo, milho, aveia, soja e outros) seja normalizado, além da comercialização de insumos, que já está em andamento. Também há perspectivas ainda melhores, a partir do momento em que ocorrer o recredenciamento da Cooperativa para prestação de serviços de armazenagem, junto à CONAB, já que a receita mínima será de 24 milhões, podendo atingir 40 milhões de reais.
A Cotrijui, como é de conhecimento de todos, herdou problemas que se arrastam há alguns anos, mas a Direção, que assumiu no início de fevereiro deste ano, está determinada e, através de ações, deixa muito claro que está enfrentando a crise e mostrando que os resultados, de forma gradual sucedem-se.