No mundo da alimentação, o sotaque gaúcho está presente. A maior feira internacional da área de alimentos e bebidas (Anuga) ocorre a cada dois anos em Colônia, na Alemanha, reúne até quarta-feira 107 países e conta com a participação de 22 empresas do Rio Grande do Sul.
Nessa cidade do agronegócio que ocupa 296 mil metros quadrados no Centro de Exibição de Colônia, às margens do charmoso Rio Reno, o foco é business. E as empresas do Rio Grande, que sabem muito bem o que isso significa, já comemoram resultados dos dois primeiros dias do evento. É o caso da Cooperativa Agropecuária & Industrial (Cotrijuí) - Unidade Industrial, de São Luiz Gonzaga.
- Este final de semana foi surpreendente. No primeiro dia, negociamos 50% da meta estimada em 1,3 mil toneladas de carne suína para Rússia e Hong Kong - conta o gerente da área de suínos, Alcio Schneider, sem revelar os valores da negociação.
Para a Cotrijuí, o investimento na feira é estratégico: buscar novos mercados como Europa e Japão. Hoje, a cooperativa abate 300 mil cabeças de suínos por ano e exporta para Rússia, Hong Kong, Argentina, Emirados Árabes, África, entre outros.
- Estamos há seis anos no mercado de carnes e conquistamos o 10º lugar no ranking dos maiores exportadores de carne suína do país - diz Schneider.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), Paulo Tigre, que visitou a feira no final de semana, a postura de buscar mercados compradores pode fazer a diferença no mundo globalizado.
Fonte. ZH 15 de outubro de 2007.
Adriana Langon