As lavouras de Trigo, Aveia e Canola estão apresentando excelente desenvolvimento nesta época, segundo dados apurados junto ao Departamento Técnico da Cotrijui, através do técnico André Casagrande. Na área de atuação da Cooperativa, o volume cultivado com trigo é de 111.000 ha, aveia 13.600 ha e Canola 500 ha.
O sol constante dos últimos dias, além das baixas temperaturas, são importantes aliados no desenvolvimento da safra de inverno. A previsão é de 40sc/ha, tanto para trigo quanto Aveia e Canola. O valor médio de venda para a Canola atual é de 60 reais a saca, aveia 24 e trigo 30 reais. A safra de inverno tem como prognóstico na região da Cotrijui uma colheita de 4,44 milhões de sacas, com uma receita bruta de mais de 133 milhões de reais.
A lavoura de aveia estima colheita de 544 mil sacas, com renda de 13 milhões de reais. No que concerne a Canola, com uma área muito pequena, a previsão é de 20 mil sacas e faturamento de 1 milhão e 200 mil reais. Apenas na lavoura de inverno, a partir da área de ação da Cotrijui, o montante de faturamento previsto deve ultrapassar os 147 milhões de reais. Entretanto, esse volume deve ter maior crescimento pelo valor agregado na chamada “cadeia produtiva”, que envolve a industrialização. Levando em conta os números da industrialização de aveia e trigo, podem se aproximar dos 200 milhões de reais.
Para o futuro, a Cotrijui prepara um plano que pretende comercializar o trigo em LOTES, sistema que, mediante rigorosos critérios, pode aumentar a remuneração ao produtor de 30 a 50 por cento.