O dia 11 de julho poderá passar para a História, como a data em que a Cotrijui deu um passo decisivo para a sua recuperação. Essa frase foi pronunciada várias vezes no dia de ontem, pelo Presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso, nos três locais em que transcorreu a Assembleia Geral Extraordinária (Santo Augusto, Augusto Pestana e Santiago).
Em Santo Augusto, prestigiaram os debates cerca de 1.200 associados, grupo que por unanimidade aprovou a operação de crédito de 200 milhões de dólares, valor a ser tomado com um Banco público ou privado, nacional ou internacional.
Em Augusto Pestana, foram mais 1.500 produtores rurais, os quais também foram unanimes na aprovação da matéria. Finalmente, já a noite, 600 associados da Cotrijui reunidos em Santiago, também aprovaram na íntegra o projeto.
Os próximos passos envolvem ajustes burocráticos que estão sendo discutidos pela Direção da Cotrijui e do Banco Investidor. A expectativa é de que o contrato, após passar pelo crivo do Departamento Jurídico e de todas as instâncias legais, seja firmado entre as duas entidades. Pagamento de valores devidos aos associados, fornecedores, parceiros comerciais, impostos, bancos, ações judiciais, fundo de reserva, capital de giro e investimentos, são as prioridades do projeto, segundo destaca o Presidente Vanderlei Fragoso.
A direção da Cotrijui também aguarda com grande expectativa o recredenciamento dos armazéns da Cooperativa junto a Conab, fato que irá gerar novas receitas. A longo prazo, a Cotrijui também espera obter a aprovação de um projeto do BNDS, medida que conta com incentivos do Governo Federal.