Notícias

09h57

BENEFICIAMENTO DE ARROZ DA COTRIJUI EM DOM PEDRITO ESTÁ ENTRE OS MAIS QUALIFICADOS DO BRASIL

A nova Direção da Cotrijui está atuando no sentido de dinamizar cada vez mais, as ações da Cooperativa também na região de Dom Pedrito e Bagé. Naquela área, a fundação da Cotrijui ocorreu nos idos de 1977, dando ênfase a produção de arroz.

Em Dom Pedrito, a estrutura atual envolve Sede Administrativa, Unidade Industrial e Loja Veterinária. Já em Bagé funciona a loja veterinária. Naquela região do Estado, o carro chefe no setor primário é a produção de arroz. Levando em conta esse cenário, a Cotrijui atua na cadeia produtiva completa, desde o preparo do solo, plantio, colheita, recebimento, armazenagem, beneficiamento e comercialização.

Da Indústria, saem arroz tipo 1, 2 e 3, com as consagradas marcas Leviesti, Cooper, Casabella e Mais em Conta. Essa produção, além de atender o Rio Grande do Sul, também está presente em grande escala nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Espirito Santo e Rio de Janeiro. Além disso, a Cooperativa mantém contrato com um escritório de negociações internacionais com Sede em São Paulo, fechando acordos com exportações para o Continente Africano, mercado em constante evolução.

A área cultivada com arroz, matéria prima da indústria em Dom Pedrito, é de 45 mil hectares, além de 22 mil em Bagé. Produtores de Dom Pedrito também plantam 70 mil hectares de soja, 1.500 de milho e 300 de sorgo. No caso de Bagé, são 75 mil de soja, 3.500 com milho e 10 mil hectares de sorgo.

A capacidade de armazenagem nas estruturas da Unidade é de mais de 2,5 milhões de sacas de grãos, com possibilidade de secagem diária de 30 mil sacas. A Indústria beneficia diariamente 206 toneladas de arroz. O desafio é, dentro de pouco, tempo atingir 250 toneladas diárias.

A Fábrica de rações naquele Município está em 1.680 toneladas, com estimativa de chegar, em breve, a 2.600 toneladas mensais. Segundo dados revelados pelo setor de Contabilidade da Cotrijui, o faturamento anual mais recente ultrapassou 160 milhões de reais. A projeção é de que o segmento possa experimentar crescimento neste ano, ficando entre 170 e 190 milhões de reais.

Para dar vazão à todas as atividades e que essas possam fluir da melhor forma, a Cotrijui conta, em Dom Pedrito e Bagé, com 289 funcionários. O grupo de associados diretos e indiretos que vem atuando de forma fidelizada com a Cooperativa supera os 650.

A indústria de beneficiamento de arroz da Cotrijui em Dom Pedrito, consta entre as maiores e com melhor qualidade do País, tanto para atender demandas do mercado interno, quanto para o exigente consumidor internacional. A médio prazo, podem ocorrer negociações com outros nichos de mercado, tais como China e Leste Europeu.

Atualmente, responde pela gerência da unidade da Cotrijui na região de Dom Pedrito, o senhor José Natalino, que está há um bom tempo na empresa. Natalino tem sua origem como titular das unidades de Manoel Viana, Santiago, São Francisco de Assis, Nova Esperança do Sul e Unistalda.

Compartilhe

BENEFICIAMENTO DE ARROZ DA COTRIJUI EM DOM PEDRITO ESTÁ ENTRE OS MAIS QUALIFICADOS DO BRASIL
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil