A Cotrijui é a Cooperativa do Rio Grande do Sul com maior índice de execução de projetos para irrigação, atendendo especialmente as pequenas propriedades rurais. Segundo o Coordenador do Projeto pela Cotrijui, Engenheiro Agrônomo Marcelo Michaelsen, o setor realiza junto a propriedade o levantamento técnico, elabora o projeto, a outorga para o uso da água, o licenciamento ambiental, faz o encaminhamento no Banco, fornece e efetua a instalação dos equipamentos.
A caminhada iniciou em 2008 e ganhou ênfase com o Programa “Mais Água, Mais Renda”, do Governo do Estado, e que recentemente foi transformado em Lei. Além dos que já foram implantados, há dezenas de ações em elaboração e outras em fase de licenciamento ou de liberação dos recursos.
As irrigações variam entre um mínimo de 0,5 até 23 hectares, sendo feito pelo sistema de aspersão, que pode utilizar água de rios, açudes, da chuva ou ainda do lençol freático. Através do PRONAF, é possível viabilizar o projeto para pagar em até dez anos, sendo os primeiros três de carência, e, além disso, o Estado banca duas parcelas. Na prática, restam ao produtor o pagamento de 5 anuidades.
Ainda, segundo o Coordenador do projeto pela Cotrijui, o investimento médio para irrigação de um hectare fica ao redor de 8 mil reais, o que, em safras normais, pode ser liquidado em dois anos. Especialistas lembram que, no caso de gado de leite e de corte, com a irrigação é possível ter incremento entre 60 a 100 por cento em apenas um ano, redução de custos de 19 a 25 por cento, incremento da renda líquida familiar entre 400 e 800 por cento, aumento na matéria orgânica no solo, racionalização do uso de fertilizante, fixação do jovem no campo - reduzindo o uso de mão de obra e assegurando a este mais qualidade de vida -, além de grandes benefícios ao meio ambiente com práticas conservacionistas e uso racional da água e do solo.
Os associados da Cotrijui interessados em conhecer mais detalhes do programa de irrigação devem procurar a unidade da sua região, e se houver interesse, solicitar a elaboração de projeto pela equipe técnica da Cooperativa. A projeção é de que em pouco tempo, seja possível atingir na região, em termos de irrigação com incentivos da Cotrijui e Governo do Estado, mais de 1.500 hectares em pequenas propriedades rurais.