A COTRIJUI – Cooperativa Agropecuária & Industrial já foi tema de reportagens, artigos em veículos especializados, cenário para vídeos institucionais e comerciais. Também serviu de tema para autores que editaram livros enfocando seus projetos e a contribuição para a economia gaúcha e brasileira. Como cooperativa empresa, criou o COTRIJORNAL, publicação mensal que circulou entre associados e instituições parceiras, entre julho de 1973 e outubro de 1994, um referencial histórico e informativo das ações da própria cooperativa, dos avanços tecnológicos na produção e da modernização na agricultura.
No entanto, pela primeira vez, em obra de autoria do professor Jaeme Luiz Callai, é escrito um livro que enfoca nas suas 191 páginas, aquilo que seu título expressa: “COTRIJUI – 50 Anos de História”.
O lançamento ocorreu durante o café da manhã que integrou as comemorações do Jubileu de Ouro da cooperativa, no salão de festas do Clube Ijuí, entidade onde os fundadores da COTRIJUI se reuniram e escreveram a ata número um, a de constituição da Cooperativa Tritícola Serrana Ltda.
A obra evidencia as diferentes etapas do desenvolvimento da experiência cooperativista que foi protagonizada pela COTRIJUI, seus associados e seus dirigentes, ao longo de 50 anos. Ressalta as principais realizações, sucessos e dificuldades enfrentadas. Ao mesmo tempo, o livro evidencia as profundas relações da vida da cooperativa e dos produtores seus associados com as políticas agrícolas e sua contribuição no desenvolvimento regional.
O autor, Jaeme Callai é natural de Jóia, filho de agricultores. Diplomado em Pedagogia e Estudos Sociais pela FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí e Bacharel em História pela Universidade de Passo Fundo. É Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná.O professor Jaeme agradeceu a confiança da direção da COTRIJUI ao convidá-lo para escrever o livro. Disse, falando aos participantes do café, que estará sempre aberto a receber contribuições que ajudem a preencher as lacunas porventura existentes na narrativa e que se sente preparado para escrever o novo livro, dessa vez abrangendo o centenário da COTRIJUI.
Ao final da solenidade, em que além do lançamento do livro foi apresentada o mascote da COTRIJUI – COTRINHO, a cooperativa presenteou os convidados com um exemplar de “COTRIJUI – 50 Anos de História”.