Na manhã de sábado, 14 de julho, a direção da COTRIJUI recepcionou convidados e clientes de seu Supermercado em Ijuí, para o ato de lançamento das embalagens plásticas oxi-biodegradáveis. Essa tecnologia chegou à Ijuí e região graças à solicitação da área de varejo da cooperativa e pelo esforço conjunto da POLIFILME Embalagens.
Diante de números preocupantes que envolvem a indústria plástica de embalagens no Brasil e no mundo, com prejuízos ainda incalculáveis para o planeta, a chegada da sacola oxi-biodegradável é motivo de comemoração. Enquanto o plástico pode demorar até 400 anos para se decompor, o oxi-biodegradável estará incorporado e degradado em menos de dois anos.
O diretor Vice-Presidente da COTRIJUI, Luiz Ottonelli, afirmou que “o mundo consome um milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa quase 1,5 milhão por dia e mais de 500 bilhões a cada ano”, citando informações da pesquisa. Sem dúvidas, o resíduo que mais polui as cidades e os campos. Por isso deu ênfase ao esforço da COTRIJUI, através de sua rede de mercados, em adotar a embalagem biodegradável.
O diretor da Polifilme Embalagens, Clóvis de Oliveira Lopes, parabenizou a cooperativa e sua linha de varejo por ser pioneira em oferecer esta inovação, segundo ele, “uma mudança de hábito que não nos priva das comodidades de acondicionar produtos, sem ficar preocupados com os prejuízos decorrentes da desova de sacos poluidores no ambiente”.
Informação trazida pelo diretor da Res Brasil, Nivaldo Bósio, dá conta que “os plásticos oxi-biodegradáveis d2w estão de acordo com o modelo “re-use, recicle e reduza, por isso são ambientalmente desejáveis”.
O Prefeito de Ijuí, Valdir Heck e o Presidente da FECOAGRO, Rui Polidoro Pinto, presentes ao ato, também ressaltaram a importância da alternativa buscada pela COTRIJUI, tornando a cooperativa mais uma vez pioneira em ações ambientais, como ocorreu com o impulso na prática do plantio direto na palha e no envolvimento do quadro associativo na lavagem e recolhimento das embalagens de defensivos agrícolas.