Segunda-feira - 13/05
A atuação de uma frente fria mantém o tempo instável e com previsão de chuva para a maior parte do Sul do Brasil nesta segunda-feira. Chove mais forte entre o norte gaúcho e sudoeste paranaense onde os volumes acumulados superam 40mm em alguns municípios e as rajadas de vento podem chegar a 70km/h. Somente no sul do Rio Grande do Sul e no norte e leste do Paraná a semana ainda começa com tempo firme. Mesmo com ventos soprando do quadrante norte, a nebulosidade impede a maior elevação das temperaturas e a tarde será amena na maior parte da Região.
Terça-feira - 14/05
Na terça-feira, a frente fria continua estacionada sobre a Região Sul e provoca chuva da metade norte do Rio Grande do Sul a metade sul do Paraná. Novamente, é no oeste dos três Estados que a chuva ocorre com maior intensidade e o risco de temporais é mais elevado. Nos extremos sul e norte da Região, a previsão é de um dia com predomínio de sol entre nuvens. Faz frio no começo do dia em boa parte da Região e a tarde será de temperaturas amenas.
Previsão estendida
Na quarta-feira, pouca coisa muda e a previsão é de mais um dia com céu mais encoberto e previsão de chuva da metade norte do Rio Grande do Sul a região central do Paraná. Assim como nos últimos dias, o oeste dos três Estados apresenta maior condição para chuvas fortes, inclusive com um aumento no risco de temporais se comparado com a terça-feira. Com a mudança dos ventos para o quadrante sul e a aproximação de uma nova massa de ar polar, as temperaturas aos poucos começam a cair e o dia começa com temperaturas abaixo de 10°C no sul gaúcho. A tarde terá máximas ligeiramente inferiores aos últimos dias, com exceção do norte do Paraná onde faz calor. Na quinta-feira, a frente fria começa a se afastar da Região, embora ainda mantenha a condição de chuvas fracas no leste do Paraná e nordeste de Santa Catarina. Com a entrada de uma nova massa de ar polar as temperaturas despencam. A partir do sábado, novas áreas de instabilidade voltam a provocar chuva em boa parte da Região.