A diretoria da Cotrijui, Cooperativa Agropecuária & Industrial, que está em Brasília negociando suas pendências com a União, conseguiu avanços importantes para se levantar e sair do vermelho. Depois de iniciar negociações com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e costurar a criação de um grupo de apoio parlamentar, os dirigentes da Cotrijui, acompanhados do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), estiveram na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras. O presidente da entidade, Márcio Lopes de Freitas, afirmou que a OCB está comprometida e vai participar de todo o processo de recuperação da cooperativa que tem sede em Ijuí.
Segundo Márcio Freitas, a atual diretoria da Cotrijui não tem responsabilidade pela situação crítica da cooperativa, mas terá que fazer um planejamento estratégico para o seu saneamento financeiro. Para isso, todas as partes, inclusive os agricultores cooperados, funcionários, credores e bancos deverão sentar-se à mesa. A OCB dará toda a assessoria necessária para que esse planejamento seja efetivado. Márcio Freitas também elogiou a rede política que vem sendo construída pelo deputado Darcísio Perondi em defesa da Cotrijui. “A formação dessa rede é fundamental para a luta no campo político, principalmente porque ela é composta por parlamentares comprometidos com o cooperativismo”, afirmou. Além de Perondi, também se comprometeram com a causa os deputados Osmar Terra (PMDB), Beto Albuquerque (PSB), Vieira da Cunha (PDT), Jerônimo Goergen (PP), Bohn Gass (PT), e Giovani Cherini (PDT), além da senadora Ana Amélia Lemos (PP).
O presidente da Cotrijui, Vanderlei Fragoso, deixou a sede da OCB otimista. Disse que a reunião foi bastante positiva, proveitosa e dinâmica e que contribuiu para a busca de soluções para um problema que se arrasta por muito tempo. “Sentimos no Márcio um grande parceiro”, afirmou. O grupo esteve ainda com Caio Rocha, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, que também se comprometeu a ajudar a Cotrijui nas negociações com o Governo Federal.
Na avaliação de Márcio de Freitas, a Cotrijui é um grande patrimônio do País e uma referência mundial do cooperativismo. Ele acredita que o seu patrimônio viabiliza soluções, desde que sejam feitas com transparência. “Dá para criar soluções e envolver aliados e resolver os problemas de forma definitiva. A OCB vai orientar, ajudar com consultorias para que um plano estratégico aconteça e as soluções técnicas viabilizem as soluções políticas”, disse. Falando para os cooperados, o presidente da OCB foi enfático: “a cooperativa é importante, principalmente para você cooperado. Se ela não existisse, o mercado seria outro e a sua situação como produtor seria muito pior. Vale a pena acreditar na solução para a Cotrijui”, completou.
Márcio Lopes de Freitas confirmou que está negociando com o Governo Federal a edição de uma Medida Provisória para resolver as pendências de todas as cooperativas agrícolas com a Conab, o que deve acontecer nas próximas semanas. Ele explicou que 163 cooperativas em todo o País, incluindo a Cotrijui, aguardam um novo cadastramento para armazenar grãos da empresa estatal. A MP, além de resolver o problema do cadastramento, trará soluções para pagamento de dívidas, com juros de 3,5% ao ano e 18 anos de prazo para pagamento.