terça-feira - 07/05
O deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região provoca chuvas fracas e isoladas no leste dos Estados gaúcho e catarinense no decorrer desta terça-feira. Nos demais pontos da Região, o tempo segue firme e o sol predomina entre poucas nuvens durante o dia. Apesar da presença do sol, o avança da massa de ar frio sobre a Região e os ventos que sopram do quadrante sul dificultam a elevação das temperaturas e, por isso, a tarde ainda terá sensação de frio na maior parte da Região. Além das temperaturas baixas, o destaque também vai para a baixa umidade relativa do ar no período da tarde, principalmente na fronteira com o Uruguai e divisa com São Paulo.
quarta-feira - 08/05
A quarta-feira começa com o centro da massa de ar polar estabelecido entre Santa Catarina e Paraná. Além de deixar o tempo firme e impedir a formação de nuvens e chuva, por conta do ar mais seco, esta massa de ar mantém as temperaturas baixas e a sensação de frio para a Região. O dia começa com termômetros próximos a 0°C nos pontos mais altos dos três Estados e com poucas nuvens no céu, há o potencial para formação de geada nestes pontos. A presença do sol desde as primeiras horas do dia afasta a sensação de frio, mas as máximas ficam abaixo de 25°C em grande parte da Região.
Previsão estendida
Na quinta-feira, embora a Região Sul ainda siga sob a influência da massa de ar mais seco e frio, os ventos voltam a soprar do quadrante norte e aos poucos os termômetros começam a se recuperar. Ainda assim, o dia começa com sensação de frio em toda a Região e potencial para geadas nos pontos mais altos, mas a presença do sol desde o começo do dia faz com que os termômetros subam mais rapidamente durante o dia e a tarde será de temperaturas amenas na maior parte da Região. Os índices de umidade relativa do ar caem ainda mais e alguns municípios gaúchos podem entrar em estado de atenção por conta do tempo seco. Na sexta-feira, o tempo segue firme e as temperaturas em ligeira elevação. A partir do sábado, a presença de áreas de instabilidade formadas no Paraguai e o posterior avanço de uma frente fria voltam a provocar chuva em toda a Região. Apesar disso, destaca-se o oeste paranaense e catarinense como a região mais propícia para chuvas intensas e temporais.
Fonte: Somar Meteorologia