sexta-feira - 03/05
A atuação de uma frente fria traz a volta das chuvas generalizadas para a Região Sul a partir deste sexta-feira. Hoje, o sistema ainda atua somente sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuvas fortes e temporais, principalmente no oeste gaúcho onde os volumes acumulados superam 50mm. Além da chuva, são esperadas muitas descargas elétricas, ventos fortes que em alguns pontos podem chegar a 100km/h e não se descarta a queda de granizo em pontos mais isolados. Do norte gaúcho até o Estado do Paraná, apesar do aumento da nebulosidade, o tempo ainda segue firme e o sol predomina durante o dia. A distribuição das chuvas interfere nas máximas na Região e a previsão é de uma tarde de calor do norte gaúcho ao Paraná e temperaturas mais amenas na metade sul do Rio Grande do Sul.
sábado - 04/05
No sábado, a frente fria avança pela Região e passa a provocar chuva do norte gaúcho ao centro do Paraná. Embora o potencial para vendavais diminui, ainda há previsão de chuva intensa do norte gaúcho ao sudoeste paranaense e ainda há o potencial para queda de granizo e muitas descargas elétricas. No norte e leste paranaense, a nebulosidade aumenta, mas o sol ainda predomina durante a maior parte do dia. Na metade sul do Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar mais seco e frio volta a deixar o tempo firme e traz uma queda nas temperaturas. O dia ainda começa com temperaturas amenas em boa parte da Região e no período da tarde faz calor no norte paranaense.
Previsão estendida
No domingo, há previsão de chuva para grande parte de Santa Catarina e todo o Estado do Paraná, com grande risco de temporais no leste e norte paranaense. No Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar firme em todo o Estado e o sol predomina entre nuvens durante o dia. Com ventos que passam a soprar do quadrante sul, as temperaturas tem uma queda significativa e o dia começa com sensação de frio na maior parte da Região. Mesmo a tarde, as temperaturas não se elevam muito e as máximas ficam abaixo de 25°C na maior parte do Sul do Brasil. A semana começa com a influência de uma massa de ar seco e frio sobre toda a Região que, além de deixar o tempo firme e o sol com poucas nuvens, traz uma grande queda nas temperaturas. Durante a próxima semana, o tempo firme e a sensação de frio permanece. Os termômetros voltam a se aproximar de 0°C nos pontos mais altos da Região trazendo junto o potencial para formação de geadas. Mesmo com a presença do sol durante todo o dia, os termômetros pouco sobem e as tardes serão agradáveis.
Fonte: Somar Meteorologia