quinta-feira - 02/05
Na quinta-feira, áreas de instabilidade formadas entre a Argentina e o Uruguai volta a provocar pancadas de chuva no sul do Rio Grande do Sul. Embora os volumes de chuva, de uma forma geral, sejam baixos, há o potencial para temporais em pontos isolados. Da metade norte do Rio Grande do Sul até o Paraná, há um aumento da nebulosidade, mas o sol e o tempo firme ainda predominam. Com isso, as temperaturas se elevam deixando a tarde bastante abafada.
sexta-feira - 03/05
Depois de uma semana com muito calor e algumas chuvas, uma frente fria forma-se sobre o Uruguai e avança pelo Rio Grande do Sul no decorrer da sexta-feira. No oeste e sul e em parte do centro do Estado, a chuva começa desde cedo, fazendo com que a temperatura já não suba muito. Já na Metade Norte do Rio Grande do Sul, inclusive em Porto Alegre, a chuva vem somente a partir do fim do dia, fazendo com que a sexta-feira ainda seja abafada. Em Santa Catarina e no Paraná, apesar do aumento da nebulosidade, o tempo segue firme e o sol ainda predomina. De uma forma geral, haverá uma queda nas temperaturas, embora ainda permaneça a sensação de calor para o período da tarde na maior parte da Região.
Previsão estendida
No sábado, ainda chove sobre a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Entretanto, o destaque deixará de ser a chuva e passará a ser o frio. A temperatura máxima despenca em todo o Estado gaúcho. Além disso no final da noite há potencial para chuvas mais intensa, com riscos de temporais isolados entre o norte gaúcho e sul e oeste catarinense. No Paraná o tempo segue firme e quente em grande parte do Estado, apenas no final da noite já há potencial para chuvas no sudoeste paranaense. A partir deste final de semana, o destaque passa a ser o frio. No domingo, a mínima cai, oscilando entre 9°C e 12°C no interior dos três Estados. Entretanto, o dia mais frio será 08 de maio, quarta-feira da próxima semana, com mínimas entre 0°C e 3°C no oeste e norte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e interior do Paraná. Nos dias seguintes, a temperatura sobe gradativamente, mas a sensação de frio deverá prosseguir até a véspera do Dia das Mães.
Fonte: Somar meteorologia