terça-feira - 16/04
Terça-feira com tempo seco e ensolarado na maior parte da Região Sul. Somente nas áreas mais próximas da costa gaúcha, a umidade que vem do mar causa nebulosidade e algumas chuvas fracas. Em Porto Alegre, apesar de não existir previsão de chuva, a terça-feira será bem mais nublada que a segunda-feira. De modo geral, em toda a Região Sul, a temperatura mínima permanece baixa e durante a tarde, a temperatura máxima, entra em leve declínio em relação ao dia anterior, devido ao tempo nublado na costa leste gaúcha e no restante da Região por conta do avanço de um novo "pulso" de frio. Há alerta para ressaca da costa do Estado Gaúcho, com ondas de até 4m em pontos isolados do litoral e de até 5m em alto-mar. Além disso, os ventos de sudoeste também variam entre 50km/h e 60km/h no decorrer do dia sobre a costa da Região Sul. No interior da Região, o tempo seco favorece os baixos índices de umidade relativa do ar.
quarta-feira - 17/04
Na quarta-feira o tempo ainda permanece nublado ao longo da costa e na Grande Porto Alegre, com algumas chuvas fracas sobre o Litoral Norte. Já no interior do Rio Grande do Sul e nos Estados de Santa Catarina e do Paraná, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio pela manhã, e durante a tarde, a temperatura máxima volta a entrar em elevação em toda a Região Sul. Ao longo da costa litorânea, além da maior umidade, ainda venta forte, com rajadas entre 40km/h e 50km/h no decorrer do dia. A agitação marítima diminui um pouco, mas segue o alerta, para ondas de até 2,5m de altura nas praias do litoral norte do Estado gaúcho e em alto-mar, podendo passar dos 3m de altura. Segue o alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar.
Previsão estendida
Na quinta-feira, o tempo volta abrir no Litoral, Região Serrana e inclusive na Capital gaúcha. Assim em toda a Região Sul, de manhã segue fazendo frio e ao longo do dia, como o sol predomina, as temperaturas se elevam e em algumas cidades da Região o tempo já volta a ficar abafado. Por conta do tempo seco, aos poucos os índices de umidade relativa do ar ficam abaixo dos 30% no interior da Região. O tempo seco e ensolarado em todo a Região Sul favorece as atividades de colheita de soja e arroz no Rio Grande do Sul e a manutenção do safrinha no Paraná. Além disso, a partir do fim de semana, retorna o calor para boa parte da Região. Chuva generalizada para a Região é esperada somente por volta de 27 de abril.
Fonte: Somar Meteorologia