quinta-feira - 28/03
Nesta quinta-feira, o sol predomina entre poucas nuvens na maior parte da Região Sul do Brasil. Apenas no litoral da Região, a umidade que sopra do oceano mantém a presença de nebulosidade e a condição para chuviscos ao longo do dia. Apesar da presença do sol, os ventos que sopram de sul, dificultam a elevação das temperaturas e a tarde será agradáveis na maior parte da Região. Além disso, sem a previsão de chuva, os índices de umidade relativa do ar ficam baixos em boa parte da Região no período da tarde.
sexta-feira - 29/03
Na sexta-feira, a massa de ar mais seco e frio mantém o tempo firme e as temperaturas baixas na maior parte do Sul do Brasil. Com poucas nuvens no céu, a temperaturas cai rapidamente durante a madrugada e o dia começa com termômetros abaixo de 15°C na maior parte da Região. Durante o dia, o sol predomina e garante a elevação das temperaturas e chega até mesmo a fazer calor no oeste gaúcho. A previsão de chuva, novamente, fica restrita ao litoral da Região ondes os ventos úmidos do oceano favorecem a ocorrência de pancadas isoladas ao longo do dia. Com mais um dia sem chuva, a umidade do ar segue em queda na Região e os índices de umidade ficam críticos na fronteira com o Uruguai.
Previsão estendida
No sábado, a massa de ar frio começa a perder força e as temperaturas entram em elevação em toda a Região. Apesar disso, o dia ainda começa com sensação de frio na maior parte do Sul do Brasil, mas a presença do sol garante a volta do calor para grande parte do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina e Paraná. Assim como nos últimos dias, a chuva fraca e isolada continua concentrada no litoral da Região, especialmente entre Santa Catarina e Paraná. No interior da Região, o ar seco continua predominando, principalmente no Rio Grande do Sul onde vários municípios registram umidade abaixo do ideal. No domingo, segue a previsão de tempo firme para a maior parte da Região e temperaturas em elevação. Na segunda-feira, áreas de instabilidade formadas entre o Paraguai e a Argentina voltam a provocar chuva e temporais no oeste da Região. Nos próximos dias, estas instabilidades provocam chuva em todo o Sul do Brasil, mas o destaque vai para o oeste paranaense onde a chuva é mais frequente e os temporais mais intensos e generalizados.
Fonte: Somar Meteorologia