Em meio ao ambiente festivo que assinalou, na manhã deste sábado, a abertura da colheita da soja, no município de Tupanciretã, o governador Tarso Genro formalizou o encaminhamento de projeto de Lei à Assembléia Legislativa, propondo a transformação do Programa Mais Água, Mais Renda em Lei, e assinou decreto incluindo a microcamalhoneira na lista dos equipamentos de sistema de irrigação financiado pelo programa.
Com o projeto de Lei, o governo busca o apoio dos deputados estaduais para consolidar o Mais Água, Mais Renda como uma política pública de Estado e não de um governo. Com isso, procura resguardar a ação, diminuindo os riscos de vir a ser extinta com eventuais trocas de governo.
Já a microcamalhoneira, tecnologia validada pelo Irga, é uma plantadeira que permite o plantio de grãos, como o milho e a soja, em sulcos nas áreas de várzea, impedindo que excessos hídricos comprometam o desenvolvimento da lavoura e, ao mesmo tempo, possibilita que, em caso de estiagem, seja feita a irrigação. Com a medida assinada por Tarso Genro, produtores pequenos e médios terão uma subvenção de 30% do valor do equipamento e os grandes, de 12%.
Conforme o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, também presente no ato, esta é mais uma política do governo Tarso Genro para estimular, através da rotação de culturas, a diversificação e a ampliação da renda do produtor. O secretário defende que a monocultura não é a melhor alternativa e que um planejamento, que inclua a exploração de várias atividades numa propriedade, deve orientar as decisões. “O produtor não deve ficar refém de uma única cultura”, concluiu Mainardi.
PROPRIEDADE
A abertura da colheita da soja, que nesta safra deve fechar com uma produção de aproximadamente 12 milhões de toneladas, ocorreu na propriedade do maior produtor de soja da região sul, Pedro Luiz Herter, que planta soja em 5,5 mil hectares. A grande safra, o dobro da anterior, que apresentou quebra em função da seca, deve às condições climáticas favoráveis e ao aumento de um milhão de hectares na área plantada.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.