Por João Carlos Kopp, da JC.Kopp Consult.
O Mercado de Soja amarga a 6ª queda consecutiva em Chicago e o mercado interno continua bastante pressionado e deve continuar assim por um longo prazo.
Pela manhã informei os senhores sobre o cancelamento da compra de Soja por parte dos Chineses, movimento típico aonde os compradores visualizando a oportunidade de comprar à frente com níveis de preços mais baixos cancelam as compras a vista, aproveitando-se do artifício dos atrasos nos portos Brasileiros e refazem as compras em patamares mais baixos.
Apenas para os senhores terem uma ideia, supondo que estas compras tenham sido na casa de U$15,00/bu a economia em cancelar um Navio é de mais de U$2,7Milhões e recomprar nos níveis atuais, é claro que os cancelamentos são passíveis de multa, assim como os atrasos na entrega também.
Já o Milho na CBOT acumula a quarta alta seguido, sinalizando que os estoques dos EUA estão abaixo dos projetados pelo USDA, porém os vencimentos longos ainda estão pressionados.
Importante destacar que o Parlamento do Chipre votou contra a taxação imediata dos depósitos bancários, fato este que mantem forte pressão no EURO que acumulou queda de -0,5% e fechou o dia no menor patamar desde Dec/12; já o Dollar Index fechou o dia na maior cotação desde Agosto de 2012, correlação esta que trás folego para o cambio subir no país.
Fonte: Agrolink com informações de assessoria