Notícias

07h53

CONSULTOR DO PROJETO SOJA BRASIL FAZ BALANÇO DA EXPEDIÇÃO

Depois de 97 localidades visitadas e 143 produtores de soja entrevistados em quatro meses, Áureo Lantmann destaca pontos positivos e negativos encontrados nas lavouras.

O consultor do projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann, depois de quatro meses percorrendo lavouras pelas principais regiões produtoras do Brasil, faz um balanço dos pontos positivos e negativos encontrados. A expedição visitou 97 localidades e entrevistou 143 produtores de soja.

Entre os pontos negativos, Lantmann destaca a enorme quantidade de solos descobertos, sem nenhum tipo de cobertura. Segundo ele, o solo precisa ser protegido contra o calor promovido pelo sol, a erosão eólica provocada pelos ventos e o estrago feito pelas águas das chuvas.

A presença descontrolada de buva, a adubação a lanço e a ocorrência de nematoides e outras pragas secundárias nas lavouras também são pontos negativos encontrados pelo consultor.

>>Leia os relatórios técnicos do consultor do Soja Brasil


Já nos pontos positivos, Lantmann destaca a rotação de culturas. Ele explica que, em clima seco, adubações equilibradas aplicadas no sulco de semeadura favorecem o melhor aproveitamento de nutrientes necessários à soja, contribuindo para maiores rendimentos. Outros pontos que mereceram destaque são o controle da ferrugem asiática, o planejamento dos produtores, o manejo integrado de pragas e as alternativas para o controle de nematoides.
Fonte: Ruralbr – Foto: Áureo Lantmann

Compartilhe

CONSULTOR DO PROJETO SOJA BRASIL FAZ BALANÇO DA EXPEDIÇÃO
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil