quarta-feira - 20/03
O primeiro dia do outono será marcado por intensos temporais na Região Sul do Brasil. Áreas de instabilidade formadas na Argentina já provocam chuvas fortes no oeste gaúcho nas primeiras horas do dia. Ao longo desta quarta-feira, a chuva se espalha pela Região. Além da chuva intensa, que em alguns municípios será superior à 50mm, são esperados ventos superiores à 80km/h em alguns municípios e não se descarta queda de granizo em pontos isolados. Por conta da nebulosidade, a temperatura não se eleva muito ao longo do dia e a tarde será de temperaturas amenas em toda a Região.
quinta-feira - 21/03
Na quinta-feira, as áreas de instabilidade dão origem a uma nova frente fria que mantém o céu mais encoberto e com condição para chuva a qualquer momento do dia no leste da Região. Além de chuvas com menores volumes acumulados, o risco de temporais já diminui consideravelmente e fica concentrado mais ao sul do Estado gaúcho no começo do dia. Mais para o interior, as pancadas de chuva ocorrem de forma mais fraca e isolada. O dia ainda começa com sensação de frio em parte da Região, mas a tarde já terá temperaturas um pouco mais elevadas.
Previsão estendida
Na sexta-feira, a frente fria se afasta da Região e o sol volta a predominar nos três Estados. Apenas no leste do Paraná, a circulação dos ventos úmidos que sopram do oceano mantém a presença de nuvens e condição para chuvas fracas ao longo do dia. Com ventos que passam a soprar do quadrante sul, durante a madrugada ocorre a volta do frio para a maior parte da Região. Mesmo com a presença do sol durante a maior parte do dia, as temperaturas ficam amenas em grande parte do Sul do Brasil e a exceção fica por conta do norte do Paraná onde a tarde será de calor. Nos próximos dias, o Sul do Brasil entra em um período em que o tempo seco predomina e, somente a partir da terça-feira da próxima semana volta a chover de forma significativa na Região. Sem previsão de chuva, o destaque continua sendo para as madrugadas frias e tarde com temperaturas amenas na maior parte da Região.
Fonte: Somar Meteorologia