Notícias

10h31

ANTÔNIO ANDRADE ASSUME MINISTÉRIO DA AGRICULTURA COM RESPONSABILIDADE DE AMPLIAR RECURSOS DO PLANO SAFRA

Cerimônia de posse ocorreu nesse sábado, dia 16, em Brasília.

Tomou posse nesse sábado, dia 16, em Brasília (DF), o novo ministro da Agricultura. O deputado federal pelo PMDB de Minas Gerais, Antônio Andrade, assume com a responsabilidade de ampliar o montante de recursos do Plano Safra.

A cerimônia foi rápida e sem discursos. A presidente Dilma Rousseff agradeceu quem está deixando as pastas e defendeu as substituições.

– Eu tenho certeza que o Antônio Andrade estará à altura desse ministério que tem no Plano Safra um grande desafio, um plano safra que será bem maior que foi este último – disse a presidente.

E causou emoção ao agradecer o já ex-ministro Mendes Ribeiro Filho, que enfrentou um câncer quando estava à frente da pasta.

– Mendesinho é sobretudo uma pessoa de uma grande lealdade política e pessoal. Ao Mendes, eu vou dizer com carinho: obrigada pelo seu trabalho. E Mendes, resista às dificuldades, porque nós e o Brasil precisamos de você.

O novo ministro assume com alguns desafios determinados pela presidente Dilma Rousseff: ampliar os recursos do Plano Safra, que será lançado em maio, e colocar em prática uma política de armazenagem de grãos em todo o país.

– Comercialização. Não tenho dúvida nenhuma que o setor produtivo, o grande setor produtivo, astro da produção do nosso país, está um pouco distanciado do consumo. Significa que, hoje, o Mato Grosso que é o grande produtor está distanciado de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, grandes centros produtivos. Distanciado também do centro de exportação dos portos. Nós precisamos melhorar a nossa armazenagem e melhorar essa infraestrutura de transporte – falou Antônio Andrade.

A bancada ruralista no Congresso já articula as prioridades do setor para levar ao novo ministro.

– Nós estamos discutindo a questão de uma PEC, onde vai trazer a agricultura como questão de prioridade nacional. Esse novo tema, nós estamos desenvolvendo e vamos trabalhar agora já com o novo ministro. Deve, nos próximos dias, estar pronto esse projeto de emenda à constituição, colocando a agricultura no lugar que ela merece. Não tem um capítulo específico na Constituição brasileira sobre a agricultura, sobre o agronegócio e a sua importância. Apresentaremos ao novo ministro nos próximos dias – relatou o deputado federal Luís Carlos Heinze.

Sobre a possibilidade de concorrer à reeleição para a Câmara dos Deputados em 2014 e deixar o cargo, Antônio Andrade afirmou que ainda é cedo para uma definição.

– Isso quem vai dizer, se devemos concorrer ou não, é o tempo. Se nós estivermos bem à frente daquele ministério, preferimos dar continuidade ao nosso trabalho à frente da pasta. Daqui a um ano, nós vamos fazer uma análise juntamente com a presidente e juntamente com o setor do ministério e analisar se é conveniente ou não a continuidade ou a disputa em algum cargo eletivo – encerrou Andrade.
Fonte: Canal Rural - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Compartilhe

ANTÔNIO ANDRADE ASSUME MINISTÉRIO DA AGRICULTURA COM RESPONSABILIDADE DE AMPLIAR RECURSOS DO PLANO SAFRA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil