Notícias

07h43

DESAFIO DE DOBRAR A PRODUÇÃO DO LEITE EM DEZ ANOS É TEMA DO FÓRUM NO RS

Ao participar do IX Fórum Estadual do Leite, realizado na tarde desta quarta-feira (6), na Expodireto 2013, em Não-Me-Toque, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, falou do desafio proposto pela Câmara Setorial, em seu planejamento estratégico, de dobrar nos próximos dez anos a produção gaúcha, hoje estimada em cerca de 10 milhões de litros/dia. Também abordou as iniciativas do Governo do Estado que contribuem para que este objetivo venha a ser atingido.

Falando para um público de aproximadamente 200 pessoas, o secretário disse que este era um tema que deveria ser debatido em todos os encontros que reunissem produtores, empresas e Governo discutindo questões relacionadas com a agropecuária. No seu entendimento a prioridade se estabelece porque a produção leiteira é a atividade mais capitalizada do Rio Grande do Sul, tendo em vista que pelo menos 121 mil propriedades produzem para os laticínios e mais outras milhares produzem para a subsistência.

Mainardi falou do Mais Leite de Qualidade, programa lançado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, que procura estimular, através de subvenções que devem chegar a R$ 78 milhões, a adoção de resfriadores de expansão e ordenhadeiras por cerca de 44 mil produtores. "Estes equipamentos possibilitam atingir um produto valorizado pela indústria, o que assegura uma melhor remuneração ao produtor, além de estimular o aumento da produção", explicou.

Também destacou o Programa de Desenvolvimento do Leite, que contará com instrumentos como o FundoLeite e o Instituto do Leite, essenciais para gerar políticas e assegurar recursos para investimento no setor. "Temos um espaço fantástico para avançar nesta área e nos capacitar a atender a demanda mundial que deverá aumentar consideravelmente", disse Mainardi.

O presidente da Cotrijal, Nei Mânica, afirmou que o Governo do Estado demonstra o quanto é importante o setor primário, especialmente leiteiro. "Com mais produtividade, vamos aumentar a nossa receita", assinalou Mânica, que aproveitou, ainda, para dizer que esta cadeia produtiva precisa ter uma gestão profissionalizada para obter maior rentabilidade.

Para o presidente da Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL), Caio Viana, o momento é "de reflexão e de busca de caminhos para que a cadeia do leite atinja o que esta reservado para ela aqui no Estado".

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Compartilhe

DESAFIO DE DOBRAR A PRODUÇÃO DO LEITE EM DEZ ANOS É TEMA DO FÓRUM NO RS
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil