Notícias

10h19

SOJA BRASIL FECHA EXPEDIÇÃO COM FÓRUM SOBRE CLIMA, SEGURO E RISCO NA AGRICULTURA NA EXPODIRETO COTRIJAL 2013

Painel na quinta, dia 7, colocará em discussão também as conclusões da expedição, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

O Projeto Soja Brasil encerra sua última etapa em Não-Me-Toque (RS), na Expodireto Cotrijal 2013, feira internacional de agronegócio que ocorre entre os dias 4 e 8 de março. Depois de quatro meses percorrendo quase 30 mil quilômetros por regiões produtoras de soja do Brasil, a expedição promove um fórum para apresentar as conclusões do projeto.

O Fórum sobre Clima, Seguro e Risco na Agricultura ocorrerá na quinta, dia 7, na Expodireto, e terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural a partir das 14h30. O jornalista João Batista Olivi comandará o debate, que contará com a participação de Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa, especialista em mudanças do clima e analista de meio ambiente do Canal Rural; Luiz Antonio Corrêa da Silva, diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural do Ministério da Agricultura; Luiz Carlos Heinze, deputado federal e presidente interino da Frente Parlamentar da Agropecuária; Glauber Silveira, presidente da Aprosoja Brasil, e Irineu Orth, presidente da Aprosoja-RS e prefeito de Tapera (RS). Depois, serão apresentadas as conclusões da Expedição Soja Brasil, pelo consultor do projeto, Áureo Lantmann, e por representantes da Aprosoja Brasil e de outras entidades que apoiaram a inciativa.

O telespectador e o internauta poderão participar do fórum enviando perguntas para os participantes. Basta ligar para o número 0800 541 5858 ou enviar a pergunta pelo Facebook do Soja Brasil.

As novidades da feira e informações do Fórum Soja Brasil poderão ser acompanhadas diariamente no Canal Rural nos telejornais Bom Dia Campo, Mercado e Cia (edições das 12h20 e 18h30) e Rural Notícias. Na internet, pode-se acompanhar todas as notícias pelo site especial do Projeto Soja Brasil, pelo Twitter e pelo Facebook.

O consultor Áureo Lantmann destaca a importância de se discutir sobre o clima brasileiro e sobre as alternativas para amenizar seus efeitos nas lavouras.

– É importante discutir este tema. O clima não se muda, ele acontece. O que podemos fazer é usar a tecnologia para amenizar seus efeitos, para diminuir impactos, como solo coberto, alternativas de variedades de ciclo maior e menor e de períodos de plantio – explica.

O Projeto Soja Brasil acompanhou a safra de soja 2012/2013 desde o planejamento do plantio até a colheita. Em 87 municípios visitados em oito Estados, a expedição levou ao produtor todas as informações sobre a cultura do grão. Para o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o balanço é positivo, o resultado superou os objetivos iniciais.

– Foi um sucesso, além daquilo que se esperava. Tivemos o reconhecimento do produtor. Conseguimos ir muito além do que imaginávamos. O projeto cresceu ao longo do tempo, fomos para os Estados Unidos, para a Argentina. Só temos que comemorar – diz.

O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa, e tem o patrocínio das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
Fonte: CANAL RURAL – Foto: Pedro Silvestre

Compartilhe

SOJA BRASIL FECHA EXPEDIÇÃO COM FÓRUM SOBRE CLIMA, SEGURO E RISCO NA AGRICULTURA NA EXPODIRETO COTRIJAL 2013
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil