terça-feira - 05/03
A formação de um sistema de baixa pressão organiza a umidade que vem da Amazônia ainda deixa o tempo mais fechado e com chuvas pelo menos até o período da tarde sobre o Litoral Norte, Serra, e Extremo Norte gaúcho nesta terça-feira. No restante do Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar frio e seco é responsável pelo retorno do tempo firme e pelas baixas temperaturas. Entre Santa Catarina e o Paraná a frente fria organiza temporais, que vem acompanhados de chuva forte, trovoadas e até mesmo queda de granizo. Além disso de modo isolado, nas regiões onde ainda há condição de chuvas no Rio Grande do Sul, devido as baixas temperaturas e a presença de nuvens mais carregadas não se descarta também a queda de granizo.
quarta-feira - 06/03
Na quarta-feira a massa de ar frio e seco se estabelece sobre o Rio Grande do Sul, com isso o dia começa com temperaturas baixas em todo o Estado, causando sensação de frio. Devido ao tempo seco e ao predomínio do sol, os índices de umidade relativa do ar voltam a ficar baixos, ajudando ainda mais na elevação das temperaturas no decorrer do dia. Apenas na Região do Alto Uruguai há previsão de pancadas isoladas no fim do dia. A frente fria se afasta para o Sudeste e entre Santa Catarina e o Paraná o sol aos poucos volta a predominar e no final do dia ocorrem pancadas isoladas, desde o oeste e norte catarinense até todo o Estado paranaense.
Previsão estendida
Na quinta-feira, áreas de instabilidade que se formam no Paraguai se propagam e provocam chuva em grande parte da Região no decorrer do dia. Apenas na Metade Sul do Rio Grande do Sul o tempo segue firme e ensolarado. Além disso as temperaturas seguem em elevação e faz bastante calor em toda a Região, aumentando a sensação de calor e contribuindo para a formação de nuvens mais carregadas. Assim, há potencial para temporais isolados, que podem vir acompanhados de ventos intensos, trovoadas e queda de granizo. Nos próximos dias, áreas de instabilidade mantém a condição para pancadas de chuva e temporais na Região Sul, principalmente na metade norte do Rio Grande do Sul.
Fonte: Somar Meteorologia