Notícias

10h04

SOJA INTACTA RR2 PRO DA CCGL TEC – NOVIDADE PARA A SAFRA 2013/14

A área disponível para a agricultura no mundo e mesmo no Brasil é cada vez menor em relação ao número de habitantes. Era de 0,40 hectares para cada pessoa em 1965 e atualmente é de apenas de 0,20 hectares. Outra constatação importante mostra que as melhores áreas para a agricultura já estão ocupadas e que no mundo inteiro a expansão da área agrícola está em declínio. Tanto é que nos últimos anos ela cresceu somente 20 milhões de hectares, ao passar de 1,39 bilhões de ha para 1,41 bilhões de hectares. Mas nos 20 anos anteriores, entre 1965 e 1995, havia crescido de 1,24 bilhões para 1,39 bilhões de hectares, ou seja, um aumento de 150 milhões de ha.

Estes fatos nos obrigam produzir cada vez mais por hectare para suprir a necessidade de alimento em função do aumento da população mundial e do consumo maior de parcela significativa desta população que está melhorando sua renda.

Vários estudos comprovam que o aumento da produtividade das culturas, entre as quais a soja, se dá basicamente por duas maneiras: pelas melhorias nos chamados manejos culturais e pela genética. No primeiro grupo pode-se citar a introdução do uso de calcário, o plantio direto, a maior eficiência dos herbicidas, inseticidas e fungicidas, a grande evolução que ocorreu no maquinário, e mais recentemente, a contribuição da agricultura de precisão, entre muitos outros progressos realizados.

Mas, a genética ocupa um lugar de destaque, pois é responsável por 70% do aumento das produtividades das culturas. Portanto, a mais importante ferramenta que dispomos para continuar atendendo a crescente demanda por alimentos virá do potencial produtivo das cultivares. A soja tem sido um exemplo típico. Na década de 1980 os rendimentos médios de toda a rede de ensaios que a pesquisa realizava se situava em torno de 2.000 kg/ha, atualmente estão em 4.000 kg/ha, tendo-se locais e variedades com o dobro de produtividade desta média. Isto se refletiu no campo, pois nos últimos 35 anos, segundo os dados históricos da CONAB, a produtividade da soja cresceu em média 1,64% ao ano, atingindo na última safra 3.077 kg/ha, cuja média é superior a dos Estados Unidos e da Argentina, nossos dois maiores concorrentes. Alguns produtores, em condições especiais e em áreas menores da lavoura já superaram a marca de 6.000 kg/ha nos concursos de produtividade.

Outra revolução digna de registro que aconteceu foi a da transgenia, que na prática se constitui numa importante ferramenta para evolução da produtividade da soja. Na verdade, estas primeiras cultivares transgênicas caracterizam-se pela resistência ao herbicida glifosato, cujo largo espectro de ação, mesmo em estágios avançados das invasoras é amplamente conhecido entre os produtores e técnicos. Estas qualidades e seus efeitos influenciam de modo indireto e positivamente a produtividade da soja. Em consequência, a tecnologia foi tão bem aceita pelos produtores rurais, que de poucos hectares de soja transgênica existente em 1995 com a resistência ao herbicida glifosato, passamos para 82,7% da área cultivada em 2012. Por coincidência, ou não, foi exatamente neste período que tivemos os maiores avanços em produtividade da soja.

Atualmente, uma nova e importante revolução está acontecendo quanto à contribuição que a transgenia pode dar em favor da produtividade da soja e atender a todas as questões que foram relatadas anteriormente. Se o simples fato de melhorar a eficiência do controle de invasoras trouxe tantos benefícios que o produtor tão bem conhece, imaginem ter esta qualidade reforçada com a resistência para as mais importantes lagartas que atacam a soja, associada ainda a cultivares que alcançam rendimento sem precedentes, devido ao mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões de alta produtividade no DNA da soja. Este é o caso das cultivares de soja INTACTA RR2 PRO que deverão entrar no mercado na safra de 2013/2014.

A CCGL TEC realizou desde 2005 investimentos significativos em pesquisas, recursos humanos e materiais, que resultaram numa primeira etapa, na obtenção de quatro novas cultivares de soja com esta revolucionária tecnologia. Na presente safra estão sendo multiplicadas em diversos locais do estado, ainda na sistemática de contenção. Estas lavouras deverão produzir sementes em quantidades significativas, que atenderão com certeza a necessidade e o perfil exigido em cada região de adaptação de soja do Brasil.
Fonte: Info CCGL

Compartilhe

SOJA INTACTA RR2 PRO DA CCGL TEC – NOVIDADE PARA A SAFRA 2013/14
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil