Na sexta-feira, 15 de dezembro de 2006, o quadro representativo da estrutura de poder da COTRIJUI esteve reunido em Assembléia Geral Extraordinária para deliberar sobre alterações no Estatuto social da cooperativa. As mudanças se impunham desde que o país viu aprovado seu novo Código Civil, em substituição ao anterior que vigorava desde 1.916. A adequação torna a empresa mais ágil, melhor definida, além de situar a instituição num âmbito moderno. Até o momento, as cooperativas brasileiras ainda são regidas pela Lei 5.764, de 1972, ultrapassada e impotente para os desafios de um mundo globalizado e de relações comerciais sem fronteiras.
Na estrutura de poder da COTRIJUI, hoje com mais de 16 mil associados, vale registro a inclusão de São Francisco de Assis como Unidade Operacional. Assim, aquela região passa a ter voz e voto no Conselho de Administração, como já acontecia com Dom Pedrito e as outras oito unidades da Região Pioneira. O Conselho de Administração que era composto por doze membros, passa a ter treze.
Para deliberar sobre as modificações, os Representantes e membros das Comissões Setoriais de Produção (Grãos, Leite e Suínos) repassaram um por um os artigos, mesmo que já tivessem sido motivo de estudos em duas pré-assembléias.
O momento esperado da reunião, deixado para o final da pauta, foi quando a assembléia votou a nova razão social (nome) da cooperativa. Em parte para adequar à lei e em parte para facilitar o entendimento do que faz uma cooperativa de produção e até mesmo suas ações de marketing, as sugestões da nova denominação foram sendo amadurecidas. Prevaleceu, com votação unânime, a seguinte: COTRIJUI – COOPERATIVA AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL.
Encerrada a assembléia, o Presidente Carlos Poletto, que repartiu a condução dos trabalhos com seu Vice, Luiz Ottonelli, agradeceu o profissionalismo do Diretor de Produção Agropecuária, Jair Mello, que está deixando a COTRIJUI para integrar o quadro da CCGL, no fomento leiteiro das cooperativas associadas. Também desejou a todas as famílias um Feliz Natal e um ano de 2007 com muitas conquistas, saúde e paz.