terça-feira - 26/02
Nesta terça-feira, uma frente fria mantém o céu encoberto e o tempo chuvoso sobre boa parte dos Estados de Santa Catarina e Paraná. Somente na faixa oeste destes dois Estados, a chuva ocorre na forma de pancadas e o sol aparece ao longo do dia. Chove forte na Região Metropolitana de Florianópolis no fim da manhã e na Região Metropolitana de Curitiba mais para o fim do dia. No Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar mais seco deixa o tempo firme e o céu com poucas nuvens. Apenas ao longo da divisa com o Estado catarinense ainda chove de forma fraca e isolada no começo do dia. A presença do sol ajuda a espantar o frio do território gaúcho e a tarde será de temperaturas amenas na maior parte da Região Sul.
quarta-feira - 27/02
Na quarta-feira, ainda chove de forma fraca e isolada em alguns pontos do norte e leste paranaense ao longo do dia, mas com o estabelecimento de uma massa de ar mais seco e frio sobre a Região, o destaque passa a ser as temperaturas baixas e a presença do sol. Os ventos que sopram de sul fazem com que a temperatura despenque durante a madrugada e a manhã da quarta-feira será de sensação de frio na maior parte da Região com termômetros que se aproximam dos 5°C nas serras gaúcha e catarinense. A presença do sol entre poucas nuvens desde as primeiras horas do dia garante a elevação das temperaturas, mas os ventos de sul impedem que esta variação seja muito acentuada e, por isso, a tarde, novamente, será de temperaturas amenas na maior parte da Região.
Previsão estendida
Na quinta-feira, de uma forma geral, o frio da madrugada começa a perder força, mas ainda assim o dia começa com temperaturas abaixo de 15°C em grande parte da Região. A combinação de presença de sol, poucas nuvens, baixa umidade do ar e os ventos que deixam de soprar de sul faz com que a amplitude térmica seja maior ao longo do dia. Com isso, volta a fazer calor na maior parte da Região no período da tarde. A exceção é a faixa litorânea, onde os ventos mais úmidos que sopram do oceano mantém uma maior quantidade de nuvens e impedem uma maior elevação das temperaturas. Na sexta-feira e no sábado, o tempo segue firme e sem previsão de chuva para a Região Sul do Brasil e o destaque vai para a baixa umidade do ar que atinge valores críticos na fronteira com o Uruguai. A partir do domingo, uma nova frente fria avança pela Região e volta a provocar chuvas fortes e generalizadas.
Fonte: Somar Meteorologia