Notícias

15h45

USDA PROJETA SAFRA RECORDE DE SOJA NOS ESTADOS UNIDOS PARA A CAMPANHA AGRÍCOLA 2013/14.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou na semana passada suas primeiras estimativas referentes ao plantio da safra norte americana na campanha agrícola 2013/14.

Em uma visão ainda preliminar, segundo o USDA, os produtores norte-americanos deverão cultivar 31,4 milhões de hectares de soja, o que representa um aumento de apenas 0,4% frente a área cultivada na safra 2012/13.

No entanto, o USDA projeta que a produção de soja nos Estados Unidos alcançará 92,7 milhões de toneladas, o que superaria em 12,9% a produção alcançada na safra passada. Estes números acabaram influenciando negativamente o mercado no pregão da sexta-feira.

Antes da divulgação destes números, os contratos futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) registraram expressivas valorizações ao longo da semana passada, suportadas, principalmente, pela forte demanda asiática.

As dificuldades logísticas no Brasil levaram o mercado a acreditar que, a pressão sobre o produto norte americano poderá se intensificar em um momento no qual os estoques de passagem de soja nos Estados Unidos apresentam-se muito baixos.

No entanto, a semana foi marcada muito mais por especulações e expectativas do que efetivamente por dados concretos. O desempenho das exportações de soja dos Estados Unidos na semana de 08 a 14 de março foi fraco. O país registrou um saldo negativo de 119,5 mil toneladas já que o volume cancelado superou o das vendas. É a segunda semana consecutiva na qual o resultado das exportações apresenta-se com saldo negativo. No entanto, no acumulado do ano safra 2012/13, os compromissos de exportação de soja dos Estados Unidos já totalizam 33,9 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 19,8% frente ao mesmo período da safra passada.

A melhora do clima na Argentina também não foi motivo suficiente para ocasionar perdas nos mercados futuros. O país foi agraciado com um bom volume de chuvas nos últimos sete dias, que acabaram por aliviar o quadro de stress hídrico em importantes regiões produtoras.

Em função da melhora hídrica, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires sustenta a sua projeção de que a produção de soja na Argentina alcance 50 milhões de toneladas na safra 2012/13.

Sem dúvida, os estoques apertados de soja nos Estados Unidos estão direcionando os preços futuros do grão no curto prazo.

De certa forma, o mercado ignorou as projeções de preços do USDA, que trabalha com a hipótese de que os preços médios da soja recuarão para US$ 10,50/bushel na campanha agrícola 2013/14. Há um spread negativo nos preços de setembro quando comparado a maio. O contrato setembro/13 encerrou o pregão da última sexta-feira cotado a US$₵ 1.318,00/bushel, valor este que apresenta-se 8,7% inferior frente ao preço registrado para o contrato maio/2013.

Apesar do spread negativo, o valor ainda é muito inferior ao do projetado pelo USDA no próximo ano safra.
Fonte: Relatório Semanal da Clarivi

Compartilhe

USDA PROJETA SAFRA RECORDE DE SOJA NOS ESTADOS UNIDOS PARA A CAMPANHA AGRÍCOLA 2013/14.
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil