Notícias

09h07

GADO E ARROZ CEDEM TERRENO PARA A SOJA

A paisagem do Pampa gaúcho vive uma transformação sem precedentes nos últimos 50 anos. A chamada Metade Sul do Rio Grande do Sul, historicamente ocupada pela pecuária e a cultura do arroz irrigado cede espaço cada vez maior para a soja - e de maneira embrionária para videiras.

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) estima que 600 mil hectares de soja foram plantados nos municípios da região - como Candiota, Bagé, Hulha Negra e Dom Pedrito, que há três anos computavam área média de 3 mil hectares do grão e saltaram para 80 mil hectares cada. A tradicional pecuária não consegue mais competir com outras culturas como a soja. Foi assim na Argentina, no Uruguai e agora no Brasil.
Vários fatores dão impulso à mudança, desde a evolução genética e descoberta de variedades de soja de ciclos indeterminados, passando pela demanda do mercado por esta proteína vegetal e, mais recentemente, pelo consumo de alimentos em ascensão na China e pela quebra de safra nos Estados Unidos que ajudaram a elevar o preço mundial da commodity. "Simplesmente, não tem volta", diz Gedeão Avancini Pereira, diretor da Farsul.
Fonte: Valor Econômico – Por Guilherme Arruda

Compartilhe

GADO E ARROZ CEDEM TERRENO PARA A SOJA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil