A qualidade genética do rebanho leiteiro da região Noroeste do Estado, aliada ao manejo dos animais, premiou o esforço dos organizadores da 17ª Feira Agropecuária, evento que integrou a EXPOIJUI/FENADI 2006, encerrada no domingo (22.10) no Parque de Exposições “Wanderley Burmann”, em Ijuí.
A vaca COTRIJUI 29 MEL, da Agropecuária Szambelan, de Estevo Szambelan e Filhos, produziu exatos 58,04 quilos de leite/24 horas, no Concurso de Ordenha Leiteira desenvolvido por ocasião da feira. Segundo o expositor, nos últimos seis anos a decisão familiar foi por investir na atividade leiteira, com a aquisição de animais e utilização de sêmen de melhor qualidade no acasalamento genético. Após estrear em feiras, os Szambelan também procuraram realizar melhorias nas instalações, na produção e principalmente na produção e conservação de forragens. De acordo com Marcos Szambelan, filho do Sr. Estevo, “uma boa genética aliada ao manejo adequado é o que faz a diferença”. A família Szambelan é assistida pelo Médico Veterinário Marcos Groff, integrante do quadro técnico da COTRIJUI, da qual o produtor é cooperado.
O desempenho dos animais em pista, também com premiação aos vencedores, foi julgado pelo Dr. Cláudio Aragon, Médico Veterinário e jurado oficial do Colégio Brasileiro de Jurados das raças Jersey e Holandesa.
A família Szambelan atua na atividade leiteira há de 25 anos e hoje produz na propriedade de 96 hectares na linha 6 Leste, em Ijuí, mais de 800 litros de leite por dia, oriundo de um rebanho de 24 vacas ordenhadas. O rebanho é composto pelas raças Jersey e Holandês.
Auxiliam na atividade leiteira as netas do Sr. Estevo, de 10 e 11 anos, a Carine e Nadine respectivamente.