Senadora afirma que ampliação do período do plano é fundamental para permitir que os produtores planejem melhor a atividade.
A presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, apresentou nesta terça, dia 19, ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, as propostas da entidade para o Plano de Safra 2013/2014, que deve ser lançado em junho. A senadora sugere que as regras de financiamento e valores das linhas de crédito tenham vigência de 18 meses.
Ela explicou que a ampliação do período do plano de safra dos atuais 12 para 18 meses seria "fundamental para permitir que os produtores rurais possam planejar melhor a atividade, inclusive, com a possibilidade de comprar antecipadamente, e por preços melhores, os insumos". A ideia da CNA, em uma etapa posterior, é que o governo federal elabore planos quinquenais para o setor.
Kátia Abreu propôs ao ministro que o valor do prêmio do seguro rural seja repassado ao produtor, que poderia escolher a seguradora que oferecer as melhores condições para a contratação da apólice.
– Hoje, o dinheiro vai direto para a seguradora e o produtor não tem a opção de escolher entre uma das seis operadoras que oferecem seguro rural.
Ela também defende que o seguro rural garanta a renda e cubra as oscilações de preços, e não apenas os riscos climáticos.
No encontro foram debatidos temas como os sistemas de registro de rastreabilidade bovina pela marca de fogo; a prospecção de novos mercados para produtos agrícolas brasileiros, especialmente para a China; a consolidação para a marca do café do Brasil no mercado internacional; e a definição de 2013 como "Ano do Leite".
Fonte: Estadão – Foto: Roberto Candia