terça-feira - 19/02
A frente fria estaciona sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mantendo o tempo instável, com chuva, trovoadas e ventos fortes a qualquer hora do dia. O centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul serão as áreas mais afetadas pela chuva. O acumulado passa dos 60mm na Região da Fronteira Oeste. Além disso, a chuva vem acompanhada de muitas trovoadas e rajadas de vento em torno dos 60km/h.Esta chuva aumenta a umidade do solo e traz alívio aos produtores de soja. Por outro lado, no entanto, a chuva forte pode prejudicar o arroz e uva. O nordeste do Estado, área em que se encontra a Capital, Serra e Litoral Norte será a única região onde se espera alguns períodos de melhoria mais prolongados, com aparecimento de sol, mesmo que entre nuvens. Nas demais áreas, os períodos de melhoria serão mais curtos ou nem mesmo acontecerão. Além disso, os ventos que passam a soprar de sul causam declínio da temperatura máxima na fronteira com o Uruguai. Já na Metade Norte, os ventos ainda sopram de note, permitindo uma tarde mais abafada. Sobre Santa Catarina e o Paraná, apesar de algumas chuvas durante a madrugada, nesta terça-feira o sol ainda predomina em grande parte do dia e as chuvas seguem ocorrendo na forma de pancadas. Há risco de temporais na faixa leste do Paraná, incluindo a Região de Curitiba. De forma geral, apesar de uma variação maior de nebulosidade, segue fazendo calor.
quarta-feira - 20/02
Na quarta-feira, novamente teremos um dia de tempo instável sobre a Região Sul, com chuva alternada com alguns períodos de melhoria. A chuva será forte, com elevado acumulado, sobre a Rio Grande do Sul na região Central, Metade Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, já no Paraná, as chuvas mais fortes ficam sobre a Capital Curitiba e na Fronteira com o Paraguai. Além disso, a chuva vem acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Apesar da chuva, o tempo ainda permanecerá abafado na Metade Norte do Estado. Já na fronteira com o Uruguai, os ventos de quadrante sul deixam a temperatura máxima mais baixa. Em boa parte de Santa Catarina e do Paraná, apesar do aumento da nebulosidade, o sol ainda predomina intercalado com períodos de pancadas de chuva. As temperaturas seguem agradáveis no começo do dia e elevadas durante a tarde.
Previsão estendida
Na quinta-feira, o tempo segue mais fechado no Rio Grande do Sul entre faixa leste e Norte do Estado, mas ao longo do dia em algumas Regiões do Estado Gaúcho o sol já volta a aparecer, e no final do dia ocorrem pancadas generalizada em todo o Rio Grande do Sul. Sobre boa parte de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, o tempo também fica fechado na quinta-feira. No restante da Região Sul, até o fim do dia novamente há condição para pancadas de chuva. Há condição de chuvas fortes e riscos de temporais desde a Região Metropolitana de Porto Alegre até o noroeste do Paraná com potencial para transtornos também nas Capitais paranaense e catarinense. Na sexta-feira, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul, mas no Paraná e Santa Catarina segue a previsão de chuva, que será mais intensa no leste do Paraná. Além disso, no final de semana volta a chover na Região Sul.
Fonte: Somar Meteorologia