segunda-feira - 18/02
Com a passagem de uma frente fria pela Região Sul, a segunda-feira será mais um dia com chuvas fortes e temporais nos três Estados da Região, principalmente no Rio Grande do Sul. Nos próximos dias, alguns municípios gaúchos devem acumular volumes de chuva superiores à 100mm. O dia já amanhece com chuva na fronteira oeste do Estado gaúcho e até o fim do dia, a chuva cobre toda a Região. Esta chuva vem acompanhada de descargas elétricas e em alguns municípios há possibilidade de queda de granizo e ventos intensos. Os temporais, ocorrem de forma mais generalizada sobre o Rio Grande do Sul a qualquer momento do dia e em alguns pontos isolados de Santa Catarina e Paraná no fim do dia. Mesmo com a chuva, as temperaturas seguem elevadas e o calor predomina no período da tarde.
terça-feira - 19/02
Na terça-feira, o sistema segue provocando chuvas fortes desde o começo do dia na metade sul do Estado gaúcho e uma chuva mais fraca e na forma de pancadas de fim de tarde para as demais partes da Região. Novamente, segue a condição para fortes temporais a qualquer momento do dia na metade sul do Rio Grande do Sul e de forma mais isolada no fim do dia na metade norte do Estado. Como esta frente fria passa afastada do continente, ela não traz grandes variações nos padrões de vento da Região e, mesmo com a chuva, as temperaturas permanecem elevadas no período da tarde.
Previsão estendida
Na quarta-feira, o tempo segue mais fechado e com condição para chuva a qualquer momento do dia em grande parte do Rio Grande do Sul. A novidade, é que desta vez, as chuvas mais intensas se concentram no leste do Estado, atingindo inclusive a Região Metropolitana de Porto Alegre. No oeste do Paraná e Santa Catarina as condições de tempo também começam a mudar e o dia já amanhece com mais nebulosidade e pancadas de chuva em pontos isolados. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta nestes dois Estados e até o fim do dia a chuva atinge todos os pontos dos Estados catarinense e paranaense com maior risco de temporais no leste de Santa Catarina. Apesar do calor ainda predominar, as temperaturas máximas diminuem em todo o Sul do Brasil e na fronteira com o Uruguai a tarde terá temperaturas agradáveis. Na quinta-feira, o tempo segue mais fechado no Rio Grande do Sul nas primeiras horas, mas até o fim do dia a chuva, novamente atinge os Estados do Paraná e Santa Catarina. Desta vez, há condição de chuvas fortes e riscos de temporais desde a Região Metropolitana de Porto Alegre até o noroeste do Paraná com potencial para transtornos também nas Capitais paranaense e catarinense. Na sexta-feira, o tempo volta a ficar firme no Rio Grande do Sul, mas no Paraná e Santa Catarina segue a previsão de chuva, que será mais intensa no leste do Paraná. No fim de semana, já volta a se configurar uma condição mais típica de verão com sol, calor e pancadas de chuva a tarde na maior parte da Região Sul.
Fonte: Somar Meteorologia