quinta-feira - 14/02
Áreas de instabilidade que se formam entre o Paraguai e a Argentina deixam o tempo instável e com condição para chuva a qualquer momento do dia do norte gaúcho ao centro do Paraná. Em alguns pontos isolados desta região, a chuva ocorre em maior intensidade e pode vir acompanhada de queda de granizo e descargas elétricas. Além disso, em alguns municípios paranaenses, os volumes acumulados superam os 60mm. Na maior parte do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná, o tempo firme e o sol predominam durante o dia e a chuva ocorre de forma mais fraca e isolada no fim da tarde. As máximas registradas nesta tarde são o reflexo da distribuição da chuva na Região já que faz calor somente no norte do Paraná e em boa parte do Rio Grande do Sul.
sexta-feira - 15/02
Na sexta-feira, a área atingida pelas chuvas na Região Sul do Brasil é praticamente a mesma e começa no norte do Rio Grande do Sul, passa por Santa Catarina e atinge todo o Paraná. A mudança é que as instabilidades perdem força e os eventos de chuvas intensas e temporais ficam mais isolados. Neste quesito, destaca-se o leste do Paraná e Santa Catarina que apresentam condições para temperais entre a tarde e a noite. Com a diminuição da nebulosidade, as mínimas terão uma pequena queda na Região, mas o destaque vai para o aumento das máximas e a sensação de calor que cobre grande parte da Região no período da tarde.
Previsão estendida
No sábado, o sol e o tempo firme predominam durante a maior parte do dia, mas entre a tarde e a noite voltam a ocorrer pancadas de chuva em toda a Região. Com o calor que cobre a Região, é grande o risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul e em pontos isolados de Santa Catarina e Paraná. A madrugada já será com temperaturas ligeiramente mais elevadas e no período da tarde as máximas, de uma forma geral, apresentam um pequeno aumento. No domingo, o dia já será mais chuvoso no Rio Grande do Sul com previsão de chuvas intensas e generalizadas sobre todo o Estado. Em Santa Catarina e no Paraná, o sol ainda predomina durante o dia e a chuva vem na forma de pancadas no fim da tarde. Na segunda-feira, segue a condição de chuva para grande parte da Região sendo mais intensas no noroeste gaúcho e leste paranaense. Nos próximos dias, a chuva na forma de pancadas segue atingindo grande parte do Sul do Brasil e a condição para temporais isolados permanece.
Fonte: Somar Meteorologia