As lavouras de soja, em geral, apresentam bom desenvolvimento vegetativo no estado do Rio Grande do Sul, principalmente as que se encontram nas fases de florescimento e enchimento de grãos. Durante a semana que passou,os produtores intensificaram o controle químico de ervas daninhas nas lavouras recém implantadas e de lagartas e ferrugem. A escassez de umidade recentemente observada em algumas áreas, associada com o estágio das lavouras, começa a causar preocupação aos sojicultores, temendo possíveis prejuízos.
Todavia, é prematura qualquer inferência a esse respeito, principalmente em termos de diminuição das expectativas iniciais. No atual momento, em todas as regiões produtoras, as observações indicam o contrario, colocando as estimativas em patamares superiores.
O enfraquecimento dos prêmios de exportação e a estabilidade do dólar diante do real resultaram em movimento negativo para os preços atuais. No mercado local, o preço da saca de 60 kg teve recuo de 2,96% em relação ao preço da semana passada, ficando para o produtor em R$ 57,74.
FONTE: Safras