O grupo executivo para planejamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa recomenda, após reunião realizada na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, que os produtores que querem retirar a vacina contra a doença gratuitamente na primeira etapa da campanha, devem verificar a situação do cadastramento.
Essa verificação já pode ser feita junto aos sindicatos rurais ou sindicatos dos trabalhadores rurais de cada município. Após a verificação, o produtor será incluído em uma planilha de enquadramento ou receberá um documento, que deve ser levado no dia da retirada da vacina.
Para ter direito às doses gratuitas, o produtor precisa estar enquadrado nos critérios do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) ou do Programa Estadual de Apoio à Pecuária Familiar (Pecfam), além de possuir, no máximo cem bovinos ou búfalos. Os requisitos são basicamente: possuir área com até quatro módulos fiscais, renda mínima de 30% na atividade, usar mão de obra familiar e residam na propriedade ou local próximo. Atualmente, 74% dos proprietários de bovinos ou búfalos no Rio Grande do Sul têm direito às vacinas gratuitas
O Grupo Executivo é composto pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Fundesa, Ministério da Agricultura, Farsul e Fetag e se reunirá novamente no dia 06 de fevereiro. O principal objetivo do grupo é garantir a participação e o interesse do produtor no processo de vacinação e na defesa sanitária.
O produtor que tiver alguma dúvida pode entrar em contato com a Inspetoria Veterinária da sua localidade. Para saber o telefone e o endereço do serviço mais próximo, basta acessar o site da Secretaria da Agricultura (www.agricultura.rs.gov.br), na aba “A Secretaria”.
Fonte: SEAPA