Notícias

07h43

SEXTO SEMINÁRIO DO MILHO LANÇA DESAFIOS

O Sexto Seminário da Cultura do Milho, realizado em Santo Augusto pela COTRIJUI com apoio de empresas parceiras, deixou bastante claro que a sustentabilidade das propriedades passa por profissionalização, gerenciamento, aumento gradativo da produtividade e muita informação. O seminário contou com a presença de 250 produtores da área de ação da COTRIJUI na Região Noroeste.

Primeiro a falar, o Dr. Mauro T.B. da Silva, pesquisador da FUNDACEP, ressaltou aspectos da biologia das principais pragas e a sua interação com a cultura do milho. Em qualquer uma delas, o agrônomo destacou a necessidade de se observar o impacto ambiental e a segurança do aplicador quando das aplicações de controle.

Manejo da cultura do milho para altas produtividades foi o tema da abordagem do Dr. Gilber Argenta, da Syngenta Seeds. Enfatizou a necessidade da profissionalização do produtor para alcançar a máxima eficiência no uso de insumos e práticas culturais. “Se conhecermos os estádios fisiológicos, poderemos definir itens dos componentes do rendimento”, afirmou.

Na parte da tarde ocorreram as palestras abordando os cenários econômicos e sua interferência na agricultura brasileira. O Dr. Argemiro Luis Brum - UNIJUI , fez uma análise da economia mundial e nacional, quanto a aspectos mercadológicos, oferta, demanda e preços de commodities, assim como estratégias econômicas adotadas por diferentes países no mundo. Como perspectiva futura destacou que a estratégia é um forte planejamento, realização de poupança por parte do produtor, gerenciamento da produção, associada a maior profissionalização. Ressaltou ainda a necessidade de fortalecimento das instituições regionais, como as cooperativas, sindicatos e associações de produtores, na lógica econômica, consolidando as cadeias de produção, tendo a informação e sua correta interpretação como alavanca central do sucesso.

Finalizando o evento o Eng. Agr. Amando Dalla Rosa – Vice Presidente da COTRISA, explanou sobre os benefícios do milho para o rendimento dos cultivos. “O desafio – afirmou - é o aumento permanente do rendimento dos cultivos e a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas, vegetais ou animais, com menor degradação possível dos recursos naturais. Este processo passa por um sistema de rotação eficiente onde o milho é a base de sustentação, consolidando com o sistema de plantio direto na palha.

Momento marcante foi a manifestação de solidariedade ao Dr. Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura. De mãos dadas, os participantes do Seminário do Milho sugeriram o envio de carta com foto anexa, expressando ao grande líder cooperativista a gratidão pelo seu desempenho no cargo. Assinada pelo Presidente da COTRIJUI, Carlos D. Poletto, a carta chegou às mãos do Dr. Roberto Rodrigues ainda na tarde do dia 29 de junho, data da realização do Seminário.

Compartilhe

SEXTO SEMINÁRIO DO MILHO LANÇA DESAFIOS
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil