Notícias

08h22

CESB CRIA REDE DE PESQUISAS COM FOCO EM AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE SOJA

A iniciativa tem como objetivo estimular a criação, a identificação, e a validação de tecnologias e práticas que maximizem a produtividade da soja em todo o país.

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) criou a Rede de Pesquisas CESB, uma iniciativa que tem como objetivo estimular nas entidades de pesquisa a criação de novas tecnologias, validação e refinamento de práticas utilizadas por produtores de soja, visando à maximização da produtividade da leguminosa, com economia e sustentabilidade. Para tanto, duas frentes foram criadas: a parceria com entidades de pesquisa e a elaboração de protocolos de pesquisa a serem aplicados pelas entidades.

Na primeira frente, na safra atual, a Embrapa Cerrados e a Embrapa Soja farão o acompanhamento de tecnologias e práticas utilizadas por vários vencedores do Desafio Nacional da Máxima Produtividade, a fim de validar e recomendar os novos métodos que devem ser adotados no cultivo da soja, em variadas regiões do país.

Já a criação de protocolos de pesquisa focará o estudo da efetividade de práticas de lavoura observadas em áreas do Desafio, que ainda não foram aprovadas ou reconhecidas oficialmente, mas que demonstram prestar uma grande contribuição à produtividade.

O primeiro protocolo da Rede de pesquisas já foi criado e trata da Adubação Nitrogenada no Período de Enchimento de grãos da Soja. Ele está sendo aplicado por mais de 20 entidades de pesquisa e se encontra disponível a todas as instituições que tiverem interesse. Para participar e receber as instruções basta enviar um e-mail para o CESB: cesb@cesbrasil.org.br

“A nossa ideia com a Rede de Produtividade é criar novas tecnologias e práticas para o cultivo da soja, além de identificar, validar e organizar as melhores práticas já existentes, para disseminá-las aos produtores e técnicos”, diz Orlando Martins, Presidente do CESB. “A iniciativa é paralela ao Desafio Nacional de Máxima Produtividade, conduzido pelo CESB há 5 anos. Acreditamos que com essas duas ações poderemos potencializar bastante a produtividade da soja no país”, explica.

O Desafio Nacional de Máxima Produtividade tem como objetivo estimular produtores e técnicos a criarem novas tecnologias e técnicas sustentáveis no cultivo da soja com o foco em estimular o crescimento da produtividade do grão em todo o país. Em 2013, além de premiar um Campeão Nacional e quatro Campeões Regionais: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste, o Desafio passa a reconhecer e premiar Campeões Municipais, de cidades que tenham pelo menos 5 inscritos no concurso. Informações sobre o Desafio são encontradas no site www.cesbrasil.org.br

Atualmente, o CESB é composto por 16 Membros e seis empresas patrocinadoras: Syngenta, BASF, Monsanto, Pioneer, TMG e Sementes Adriana.

Fonte: Agrolink com informações de assessoria

Compartilhe

CESB CRIA REDE DE PESQUISAS COM FOCO EM AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE SOJA
COTRIJUI - Cooperativa Agropecuária & Industrial
Fone (55) 3332-0100 / (55) 3305-0100 - Fax (55) 3332-0110
Sede Ijuí - RS - Brasil