quarta-feira - 09/01
Nesta quarta-feira, as instabilidades associadas a frente fria já se afastam da Região Sul e o tempo fica firme na maior parte da Região. A exceção é o Estado paranaense que ainda permanece com tempo instável e condição para chuva a qualquer momento do dia. Apesar disso, o risco de temporais já é menor fica restrito a divisa com Mato Grosso do Sul e São Paulo. Mesmo com os ventos que sopram de sul e sudeste, a presença do sol garante a elevação das temperaturas durante a tarde que será de calor na maior parte da Região.
quinta-feira - 10/01
Na quinta-feira, o tempo fica firme também no Paraná, apesar de uma maior quantidade de nuvens ao longo do dia. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, céu com poucas nuvens e tempo firme. Com a entrada de uma massa de ar mais frio, a madrugadas será de temperaturas baixas no Norte e Serra do Rio Grande do Sul, Serra catarinense e Planalto do Paraná e Santa Catarina. Mesmo com o sol presente desde as primeiras horas do dia e a rápida elevação das temperaturas, à tarde faz calor apenas no oeste da Região. Com o tempo mais seco, o período da tarde será de baixa umidade do ar em grande parte da Região, especialmente na fronteira com o Uruguai.
Previsão estendida
Na sexta-feira, os ventos úmidos que sopram do oceano trazem um aumento da nebulosidade e provocam pancadas de chuva entre o litoral do Paraná e Santa Catarina. Nos demais pontos da Região, mais um dia de tempo firme e poucas nuvens. As temperaturas caem ainda mais durante a madrugada que será com sensação de frio na maior parte da Região. Com a presença do sol e poucas nuvens no céu, as temperaturas se elevam rapidamente mas, faz calor somente no oeste. Novamente, a previsão é de um dia com baixa umidade do ar em grande parte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina e Paraná. No sábado, volta a chover na forma de pancadas de fim de tarde em grande parte do Paraná e no Vale do Itajaí e Litoral Norte catarinense. No Rio Grande do Sul, segue o tempo firme. No domingo, a chuva na forma de pancadas atinge todo o Paraná e Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. No leste do Paraná, há potencial para transtornos, inclusive na Região Metropolitana de Curitiba. No começo da próxima semana, embora haja previsão de chuva para toda a Região, somente no leste de Santa Catarina e Paraná, esta chuva será mais intensa e generalizada.
Fonte: Somar Meteorologia