Avanços tecnológicos aumentam confiabilidade das previsões de tempo e clima, incentivando empresas a contratar consultorias dessa área para definir os rumos dos negócios baseadas informações meteorológicas.
Até pouco tempo atrás, previsão do tempo era sinônimo de algo pouco confiável e que, em geral, não dava muito certo.
No entanto, com o aumento da tecnologia de captação de informações meteorológicas e os avanços em satélites e informática, a atividade tornou-se mais efetiva, chamando a atenção de diversos segmentos econômicos. A meteorologia tornou-se fundamental para a tomada de decisões em vários ramos da indústria, comércio, mídia e agronegócios, especialmente quando os produtos têm como característica a sazonalidade.
“Hoje está tudo muito facilitado em relação á obtenção dos dados para começarmos a fazer previsão”, destaca Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo. Conforme Nascimento, a maior facilidade de acesso ás informações com o avanço da internet e a criação de equipamentos mais potentes e mais baratos favoreceu o trabalho dos meteorologistas. A veiculação e a melhora na qualidade da previsão e da “tradução” dos boletins meteorológicos, além do melhor entendimento da importância da informação antecipada, também têm ajudado muito no crescimento da atividade.
Um dos setores econômicos que está mais tradicionalmente ligado á previsão do clima é o agronegócio. A preocupação de saber se as lavouras e pastagens terão água e temperatura nas condições certas para seu desenvolvimento acompanha os agricultores desde o inicio da civilização, mas a tecnologia moderna têm permitido aos empreendedores do campo mais condições de definir, com grande confiabilidade, como vão gerir suas lavouras e criações.
O investimento em informações de clima e tempo é essencial para as atividades. Com a consultoria, pode-se saber a quantidade de chuvas esperada para as safras, e assim definir estratégias e obter o acompanhamento de alertas para eventuais problemas climáticos, como granizo, e ventos fortes, o que dá condições de antecedência de um ou dois dias para tentar se precaver de intempéries.
Outros segmentos já estão alerta para a importância de previsão meteorológica para seus negócios. Um deles é vestuário e moda. Tanto fabricantes quanto varejistas usam as informações climáticas para planejar e desenvolver produtos, programar estoques de itens e elaborar vitrines, entre outras atividades. “Coleções de inverno, por exemplo, costumam demandar maior investimento das empresas e, portanto, saber se a temporada de frio será acentuada, ou mais curta, é importante para definir gastos”, destaca Camila Bisol Brum Scherer, diretora administrativa da empresa de consultoria em moda Brum e Magnus Ltda.
Segundo Celso Oliveira, previsor da Somar Meteorologia, deve aumentar a procura do serviço por alguns segmentos. “Empresas de turismo, por exemplo, ainda usam pouco as previsões para fazer roteiros e pacotes. Também devemos nos expandir muito na área de petróleo, com o aumento da extração offshore, já que os ventos e o clima têm grande influência nas atividades marítimas”. O segmento de energia elétrica é outro campo atrativo para os meteorologistas. “É um setor que está passando por uma reestruturação no País, com vários investimentos. Como nossa matriz elétrica é hidráulica, depende de água e precisa de informações sobre chuvas nas bacias hidrográficas”, afirma Nil Nunes, gestor comercial da Climatempo.
Fonte: Jornal do Comércio