Realizou-se no dia 12 de maio de 2006, em Cruz Alta, a cerimônia de assinatura de concessão da área para a instalação da indústria de beneficiamento de leite da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), bem como do compromisso de compartilhar o ICMS com os municípios produtores. O evento aconteceu às 14 horas, em frente à Prefeitura Municipal. Após a assinatura, os convidados visitaram o local de construção da nova indústria, junto à FUNDACEP, onde foi lançada a Pedra Fundamental, com a presença do Governador Germano Rigoto.
A nova indústria será construída pelo grupo CCGL, que é composto de 19 Cooperativas do Estado - entre elas a Cotrijuí - representando um investimento de R$ 80 milhões de reais na primeira fase do projeto. A expectativa é que as obras estejam concluídas até setembro de 2007. A previsão é de que a unidade beneficie cerca de 1 milhão de litros de leite por dia.
Apesar da indústria ser construída em Cruz Alta, todos os municípios de abrangência da indústria serão beneficiados. O Valor adicionado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) será dividido entre os municípios que gerarem a matéria prima. "Essa é a primeira exigência das cooperativas em suas iniciativas", afirma o presidente da Cotrijuí, Carlos Poletto, que participou do lançamento. A Cotrijuí também irá retomar o trabalho de recolhimento de leite entre seus associados, no momento que a indústria voltar a funcionar. Atualmente a Cotrijuí apenas realiza o acompanhamento técnico. Durante o período em que ela trabalhava com recolhimento eram produzidos 200 mil litros de leite ao dia. "A tendência é que se intensifique o fomento na pecuária leiteira, o que está dentro da proposta de diversificação da Cotrijuí", afirma Poletto. A nova indústria deve mexer com o Produto Interno Bruto (PIB) da região e com os atuais preços do leite, já que a concorrência por parte das indústrias está crescendo.