Após a quebra na produção no mês de setembro de 2012, em que as lavouras de milho foram atingidas pela geada, resultando em grandes perdas para os produtores, as expectativas para a colheita da safra de 2012/213 sugerem um ano bom para quem manteve a aposta nesta cultura.
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho), Cláudio de Jesus, “a cultura do milho está sendo beneficiada este ano, e nós esperamos que tenha um resultado positivo em termos de colheita, porque de preços , nós sabemos, está sendo bem valorizado no mercado”.
Cláudio explica que no início do plantio, as lavouras sofreram devido à geada no mês de setembro, mas os produtores que foram muito afetados replantaram a semente, e hoje este milho pode ser considerado bom:
“E aqueles produtores, onde a geada não estragou muito suas lavouras, conseguiram recuperar e também terão uma boa produtividade, então nós acreditamos que aquele produtor que investiu na cultura do milho, terá um retorno financeiro muito bom neste ano”, afirma Cláudio.
Exemplo disso é o produtor Délcio Ortmann, que no primeiro plantio perdeu em torno de 30% da lavoura de milho, tendo replantado tudo novamente, e hoje contabiliza os resultados:
“O desenvolvimento da colheita está ótimo, eu devo colher em torno de 5 mil kg”, ressalta.
Segundo Cláudio, a colheita do milho já teve inicio em alguns municípios do Estado, principalmente na região Sul, e o resultado está sendo satisfatório, tanto para o produtor quanto para a região.
“Nós sempre falamos que, na realidade, o milho precisa ser avaliado por dois anos. A safra ruim de milho no RS foi 2011/2012, agora, em 2012/2013, deverão ser colhidos em torno de 5 milhões de toneladas, enquanto que na (safra) anterior foram colhidos em torno de 3,8 milhões de toneladas”, projeta.
Fonte: Jornal da Manhã